CORONAVÍRUS

Geral

Após atualização, Cachoeiro de Itapemirim e São José do Calçado entram pra lista de cidades de 'Risco Alto'

Os dados foram ajustados no início da tarde deste sábado (06); o novo Mapa de Risco começa a valer a partir de amanhã em todo o Estado e muda regras sobre o funcionamento do comércio

Foto: Divulgação

Após uma atualização neste sábado (06),  no Mapa de Risco para contaminação do coronavírus no Estado, as cidades de Cachoeiro de Itapemirim e São José do Calçado agora fazem parte dos municípios com Alto Risco. Já Apiacá e Muniz Freire passaram para o Risco Moderado.

O Espírito Santo passa a ter, a partir da próxima semana, 36 municípios com risco alto e 42 cidades classificadas como risco moderado de contaminação do novo vírus. Nenhuma cidade será considerada de risco baixo. 

Com isso, apenas o comércio essencial poderá abrir aos sábados em todo o Estado e, durante a semana, as lojas passam a adotar a regra de abertura em dias alternados.

O novo Mapa de Risco terá vigência entre o próximo domingo (7) até o domingo (14). A portaria detalhada será publicada ainda neste final de semana.

Como é definido o mapa?

A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

Foto: Divulgação

Fazem parte do grupo de municípios em Risco Alto - a partir de domingo (7):

Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Afonso Claudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Viana, Vila Velha e Vitoria.

Estão no grupo de Risco Moderado - a partir de domingo (7):

Apiacá, Muniz Freire, Alegre, Aracruz, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.


Pontos moeda