CORONAVÍRUS

Geral

Inquérito Sorológico: 70% dos casos de covid-19 foram registrados entre a população negra e parda

A pesquisa foi realizada em 19 municípios capixabas entre os dias 27 e 29 de maio

Foto: TV Vitória

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgou na tarde desta segunda-feira (01) os resultados da segunda fase do Inquérito Sorológico, pesquisa que busca fazer uma radiografia do comportamento do coronavírus no Espírito Santo.

Conforme o governador Renato Casagrande adiantou mais cedo nas redes sociais, o resultado da segunda etapa do levantamento identificou que, estatisticamente, 5,14% da população capixaba já teve contato com o coronavírus, o que representa 206.559 pessoas.

A pesquisa foi realizada em 19 municípios capixabas. Profissionais de saúde visitaram casas e realizaram os testes rápidos entre os dias 27 e 29 de maio. Em todo o Estado, mais de 7 mil pessoas foram testadas nessa fase do Inquérito.

Confira os principais pontos apresentados pela Sesa:

Taxa de infecção

O levantamento mostrou que encontrou nos domicílios visitados, três vezes mais moradores que testaram positivo para covid-19, em comparação com a primeira etapa do inquérito, o que representa um aumento de 141% no número de casos.

Principais sintomas

Os pacientes que testaram positivo para a covid-19 apresentaram tosse e perda de olfato como sintomas mais comuns. Tosse: 39% dos pacientes; Fadiga e febre: 31% e 28% dos pacientes.

Assintomáticos

De acordo com o levantamento, 30,5% da população que testou positivo para infecção por coronavírus não apresentou sintomas.

Serra e Vila Velha

Segundo o secretário de saúde, Nésio Fernandes, a Serra teve um crescimento de quase três vezes maior da doença, em comparação com a primeira etapa. Vila Velha também mostrou um comportamento semelhante. Cariacica também teve um aumento de duas vezes. Vitória, em comparação com as outras cidades, teve um crescimento da doença mais lento.

Testes positivos entre negros foi maior

O inquérito mostrou que 70% dos casos positivos de covid-19 foram registrados entre a população negra e parda.

Comércio

Nésio Fernandes falou sobre as novas regras para abertura do comércio capixaba, em especial dos shoppings, que entraram em vigor nesta segunda-feira (01), nas cidades consideradas de alto risco para transmissão do coronavírus. Segundo ele, os dados serão avaliados nos próximos dias e vão ser incluídos no mapa de risco no final da semana.

Doação de Sangue

O subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, que também participa da entrevista coletiva, alertou sobre o início da campanha Junho Vermelho, que busca doadores de sangue. Durante a pandemia do coronavírus os hemocentros do Estado estão realizando atendimento por agendamento, para evitar aglomerações.

Como é feito o Inquérito Sorológico?

As equipes seguem um mapa, com dados fornecidos pelo Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com o IBGE. Quando o morador permite, os profissionais colhem duas gotas de sangue que, em contato com um reagente, mostram se a pessoa já tem anticorpos para a covid-19.

Resultado Primeira Fase

A primeira etapa do Inquérito Sorológico revelou que cerca de 85 mil pessoas já tiveram contato com o novo coronavírus. Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes foram perda de olfato e paladar, febre e tosse. Além disso, de acordo com a pesquisa, 20% dos entrevistados que tiveram a doença não apresentaram sintomas.

Próxima fase

De acordo com a Secretaria de Saúde, a próxima fase do Inquérito Sorológico será iniciada no dia 8 de junho,  próxima segunda-feira.

Dados do ES

De acordo com a última atualização do Painel Covid-19, 13.690 casos de coronavírus já foram confirmados no Espírito Santo. No total, 604 pacientes morreram e 7.732 conseguiram se recuperar da doença.


* Com informações da repórter Bianca Vailant, da TV Vitória / Record TV e Secretaria de Saúde do Espírito Santo

Pontos moeda