CORONAVÍRUS

Geral

Inquérito Sorológico aponta que quase 400 mil capixabas já tiveram contato com coronavírus no Estado

A quarta etapa da pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de junho em 19 cidades

Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva, via internet, na manhã deste sábado (27), o secretário de saúde do Estado deu detalhes sobre a 4ª etapa do Inquérito Sorológico realizado em 19 municípios capixabas entre os dias 22 e 24 de junho.

Participaram da pesquisa: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

A quarta etapa da pesquisa mostrou que 386.193 capixabas já tiveram contato com o coronavírus, o que corresponde a 9,6% da população do Estado. Mais de 26 mil testes foram realizados durante esta fase de estudo.

A pesquisa mostrou também a prevalência dos casos de coronavírus por cidade. A maioria dos casos foi registrado na região metropolitana, mas a doença também avança entre os municípios do interior do Estado.

Foto: Divulgação

Segundo Nésio Fernandes, o levantamento já representa o maior inquérito sorológico do Brasil, analisando-se o tamanho das amostras com o número da população.

Transporte Público

De acordo com os dados da quarta etapa do Inquérito, pessoas que utilizam os ônibus estão mais expostas ao novo vírus.

Cerca de 16% dos testes que resultaram positivos para a covid-19 são de pessoas que ficam de 30 a 60 minutos dentro do transporte público. Já quem fica mais de 1 hora nos ônibus representou 11% dos testes positivos na pesquisa. 

Assintomáticos

O Inquérito também mostrou que, no acumulado, 30% das pessoas que testaram positivo para a covid-19 não apresentaram sintomas. 

Entre os que apresentaram sinais da doença, foram apontados como sintomas principais a perda de olfato, dores musculares, febre e tosse.

"Não é hora para flexibilização de medidas de isolamento"

De acordo com Nésio Fernandes, secretário de saúde, os dados mostram que ainda não é possível reduzir as medidas de isolamento, pelo contrário. Segundo ele, o Estado ainda vive uma fase de avanço da covid-19.

Negros são mais afetados

Segundo as informações obtidas com a quarta etapa do inquérito, cerca de 65% dos casos confirmados estão entre pacientes pretos e pardos.

Taxa de transmissão

Os dados mais recentes apontam que a taxa de transmissão do coronavírus no Estado está em 1,3. 

Novas pesquisas

De acordo com o secretário Nésio, uma nova fase do inquérito sorológico deve acontecer em julho.

Confira a entrevista coletiva completa:


Pontos moeda