Geral

Prefeitura de Guarapari não conclui obra na praia de Meaípe e comunidade toma iniciativa

Moradores e comerciantes do bairro usaram areia de aterramento para amenizar os transtornos causados pelo barro não compactado; Segundo a prefeitura, a obra deve ser concluída em até 20 dias

Foto: Leitor

Na última sexta-feira (19), comerciantes e moradores de Meaípe começaram a aterrar com areia um trecho da Avenida Beira Mar. A iniciativa teve por objetivo amenizar os transtornos gerados pelo barro utilizado para cobrir um buraco criado com a queda do antigo muro. Segundo moradores da região, por não ter sido compactado, o barro transformou-se em lama com a chuva e carros atolaram no local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Meaípe, Vinicius Brina Gramiscelli, desde que a primeira etapa da obra foi concluída, o barro é motivo de incômodo para os moradores e comerciantes do bairro. “Como a terra não foi compactada, quando chove, vira lama”, explica. Segundo ele, a comunidade cansou de aguardar uma solução vinda da Prefeitura e tomaram a iniciativa. “Donos de um comércio da região arrumaram a areia e todo mundo colabora, quem pode vai lá e faz um pouco”, relata.

Leonardo Matos é um dos proprietários do restaurante Gaeta e afirma que decidiram comprar três caminhões de areia para dar início ao processo de aterro, por conta própria, porque a situação estava insustentável. “Nós não temos previsão de quando a obra será concluída e caminhões estavam atolando no local, porque o barro estava cedendo”.

Apesar da iniciativa, os moradores da região acreditam que essa é uma medida paliativa e questionam quando a construção do muro de contenção será finalizada.

Diante disso, procuramos a Prefeitura de Guarapari que, por meio de nota, esclareceu:

“A Secretaria Municipal de Obras (Semop) informa que vem somando esforços para a conclusão das obras em Meaípe. Na semana passada foram realizados paliativos no local, para minimizar os impactos causados pela maré.

Nesta terça-feira (23), uma equipe está no local, para verificar a questão do aterro, pois a compactação precisa respeitar prazos de secagem do concreto do muro, por isso não pôde ser realizada anteriormente.

O aditivo da obra do muro está em andamento e a previsão para a entregar do muro de contenção é de até 20 dias.”

Texto: Nicolly Credi-Dio

Pontos moeda