CORONAVÍRUS

Geral

Procuradoria-Geral do Estado diz que repudia alegações do MPF de que dados sobre leitos no ES são enganosos

Segundo o Ministério Público Federal, as informações divulgadas no Painel Covid-19 são incorretas e pautam as estratégias de saúde pública equivocadamente

Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) respondeu, nesta sexta-feira (05), às alegações do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF) de que os dados sobre ocupação nos leitos de UTI para pacientes com covid-19, disponibilizados na internet pelo Estado, são enganosos.

Em nota, e em vídeo, o procurador-geral Rodrigo Francisco de Paula disse que o Estado foi notificado e que repudia as acusações. Ele afirmou ainda que o Estado está em primeiro lugar em transparência de dados no Brasil.

O MPF divulgou na quinta-feira (4) que uma ação civil pública foi ajuizada visando obrigar o governo a promover a transparência quanto à quantidade de leitos, assim como dos testes realizados nos municípios capixabas.

Ainda segundo o documento, o MPF pediu que o governo apresentasse um plano de estratégia de remanejamento de pacientes quando os hospitais não puderem mais receber pacientes em seus leitos de UTI.

Painel Covid-19

 O Governo do Espírito Santo criou a página https://coronavirus.es.gov.br/, em que constam, entre outros, dados sobre a ocupação de leitos no Estado, com detalhamento por região de saúde e por hospital.

De acordo com o MPF, essas informações estão incorretas e pautam as estratégias de saúde pública igualmente equivocadas.


Confira a nota da PGE na íntegra:

A Procuradoria-Geral do Estado informa que já foi notificada e se manifestará dentro do prazo estabelecido (72h) pelo juízo. Vale destacar, no entanto, que o Espírito Santo foi considerado pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR) o Estado brasileiro mais transparente na divulgação dos dados referentes à Covid-19, com informações disponibilizadas em portal específico sobre o tema e atualizado diariamente. Por essa razão e por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado no combate e prevenção à Covid-19, a PGE repudia toda e qualquer afirmação de que o Poder Executivo, por meio de sua Secretaria de Saúde, estaria divulgando dados falsos ou enganosos à população.

Pontos moeda