Geral

3°C: Massa polar chega ao ES, provoca queda nas temperaturas e risco de geadas

Na Região Serrana, as mínimas previstas serão entre 3° e 4° graus; temperaturas devem bater o recorde das mais baixas em 2021

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

A massa de ar polar que fez nevar no Sul do país chega ao Espírito Santo nesta quarta-feira (30). Com a frente fria, a previsão é que o estado registre as menores temperaturas do ano.

De acordo com o Coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a expectativa é que os termômetros de todas as regiões registrem quedas. Porém, é na Região Serrana que as previsões chamam a atenção: a mínima pode alcançar os 4°C, e nos demais dias cair ainda mais: 3°C. Temperaturas que devem bater o recorde de 2021.

"No oeste capixaba, este ciclo de frio deve ter vida evolutiva na tarde de sexta-feira (02) . Há risco de geadas nas áreas altas do Estado, podendo ser prolongada até o fim de Semana", explicou o coordenador.

O que esperar

Segundo o Incaper, há um aumento de nuvens em algumas regiões do Estado, com possibilidade de chuva fraca até sexta-feira (02) em alguns trechos, sendo menos frequente nas regiões Norte e Noroeste.

Os ventos podem soprar com intensidade moderada agitando o mar e provocando altas ondas em todo litoral capixaba. Segundo o Hugo, o aumento das capacidades do evento pode atingir de 50 a 55 km/H.

Geada

Na quinta-feira (01), a frente fria se afasta em direção ao sul da Bahia e as nuvens começam a diminuir no Espírito Santo. No trecho litorâneo, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia. Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana e os índices de Umidade Relativa do Ar podem ficar em torno dos 30% em alguns pontos da região Sul.

Na sexta-feira (02), a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia nas cidades litorâneas. Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Não chove nas demais áreas do Espírito Santo. 

Umidade Relativa do Ar pode ficar em torno dos 30 % em alguns pontos da região Sul. 

Temperaturas desta quarta-feira (30)

Grande Vitória: mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Região Sul: mínima de 14 °C e máxima de 26 °C.

Região Serrana: mínima de 11 °C e máxima de 26 °C.
Áreas altas: mínima de 6 °C e máxima de 22 °C.

Região Norte: mínima de 19 °C e máxima de 26 °C

Na Região Noroeste: mínima de 19 °C e máxima de 27 °C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 18 °C e máxima de 25 °C.

Na Região Nordeste: mínima de 19 °C e máxima de 24 °C.


Temperaturas para quinta-feira (01)

Grande Vitória: mínima de 16 °C e máxima de 26 °C.

Região Sul: mínima de 12 °C e máxima de 28 °C.

Áreas altas: mínima de 8 °C e máxima de 23 °C.

Região Serrana: mínima de 9 °C e máxima de 26 °C.
Nas áreas altas: mínima de 4 °C e máxima de 22 °C.

Na Região Norte: mínima de 17 °C e máxima de 25 °C

Região Noroeste: mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 16 °C e máxima de 24 °C.

Na Região Nordeste: mínima de 18 °C e máxima de 23 °C.


Pontos moeda