Geral

Covid-19: 90 pessoas testadas no Terminal de Jardim América tiveram resultado positivo

A Secretaria Estadual de Saúde também estuda a possibilidade de ampliar o trabalho para os demais terminais de passageiros da Grande Vitória

Foto: TV Vitória

Em uma semana de testagens realizadas no Aeroporto de Vitória e no Terminal de Jardim América, em Cariacica, mais de mil passageiros foram submetidos, voluntariamente, aos exames. Ao todo, foram 92 resultados positivos.

Somente no terminal do Sistema Transcol, foram realizados 740 testes. Destes, 90 tiveram resultado positivo para a covid-19. A testagem no local começou na última sexta-feira (18).

Já no Aeroporto de Vitória, duas da 345 pessoas testadas tiveram resultado positivo. A testagem no local completou uma semana, pois teve início na quinta (17).

Os testes de antígeno vão continuar pelos próximos 90 dias. A Secretaria Estadual de Saúde também estuda a possibilidade de ampliar o trabalho para os demais terminais de passageiros da Grande Vitória. Além disso, pretende levar o teste rápido para as rodoviárias das cidades do interior nos próximos dias.

Além do terminal do sistema Transcol de Jardim América, o Terminal de Laranjeiras, na Serra, terá um ponto de testagem rápida para covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na manhã desta terça-feira (22). Ele anunciou que o serviço passará a ser oferecido ainda nesta semana sem informar o dia exato.

Os testes em terminais de ônibus fazem parte da estratégia da Sesa para ampliação da testagem em massa e maior alcance de diagnóstico da transmissão de coronavírus na população. 

Tanto no aeroporto quanto nos terminais de ônibus, a testagem é gratuita e voluntária. São feitos exames de antígeno e RT-PCR, o do cotonete, cujos resultados saem em 15 minutos.

Outros terminais

Fernandes também sinalizou que os outros terminais da Ceturb também passarão a acolher pontos de testagens. O cronograma de instalação desses pontos teve que ser modificado. "Nós reprogramamos para a próxima semana o início em outros terminais, que estavam previstos para esta semana, em virtude da complexidade logística que existem, e a necessidade de pactuações dos municípios, especialmente ao que diz respeito a remoção dos pacientes que testaram positivo nos terminais", explicou o secretário.


Pontos moeda