VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Doses da Janssen serão aplicadas dentro de 48 horas em quatro cidades da Grande Vitória

Segundo Nésio Fernandes, havia uma expectativa de que as 59 mil doses do imunizante chegassem ao estado nesta quarta-feira. No entanto, Ministério da Saúde informou que ainda não tem previsão de receber as doses do fabricante

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Todas as 59 mil doses da vacina da Janssen, que deverão chegar ao Espírito Santo nos próximos dias, serão aplicadas dentro de um prazo de 48 horas. A aplicação ocorrerá nas quatro maiores cidades da Grande Vitória — Vila Velha, Serra, Cariacica, além da capital Vitória. No entanto, ainda não há uma previsão para a chegada dos imunizantes ao estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a definição sobre o tempo em que as doses serão aplicadas faz parte de um acordo pactuado entre esses quatro municípios, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O secretário ressaltou ainda que essas doses estão com seu prazo de validade próximo do vencimento.

"Nós vamos receber uma vacina próxima do prazo de vencimento, onde, mesmo com o reconhecimento e a postergação desse prazo por parte da indústria, nós consideramos oportuno garantir a aplicação plena dessas doses na Grande Vitória, dada a rapidez da aplicação das mesmas por esses quatro municípios. É uma vacina de dose única, com eficácia de contribuir para a ruptura da doença no estado", destacou Nésio, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14).

Na ocasião, o secretário de Saúde também disse que havia uma expectativa de que as doses da vacina da Janssen chegassem ao Espírito Santo na próxima quarta-feira (16), mas que ainda dependeria de uma confirmação por parte do Ministério da Saúde.

No entanto, nesta segunda-feira o ministério informou que a entrega de 3 milhões de doses do imunizante, inicialmente prevista para esta terça-feira (15), foi suspensa. A Pasta disse ainda que aguarda agora a confirmação de uma nova data de recebimento por parte do laboratório, mas que a expectativa é de que as doses cheguem "ainda esta semana ao País em três remessas."

Leia também: Anvisa aprova ampliação de validade da vacina da Janssen de 3 para 4 meses e meio

No último sábado (12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva de imprensa, tinha anunciado que a Pasta tinha conseguido antecipar as doses da vacina contra covid-19 fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson. No entanto, nesta segunda-feira, o Ministério informou que a entrega "não se dará nesta terça-feira", como previsto.

Ao Estadão, a farmacêutica não explicou o motivo do atraso, mas afirmou que segue dialogando com as autoridades brasileiras "com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes". 

"A companhia está comprometida em oferecer acesso global igualitário à sua vacina contra a covid-19 em um modelo sem fins lucrativos para uso emergencial durante a pandemia. Como parte deste compromisso, reconhece a importância de assegurar que as pessoas no Brasil tenham acesso ágil à sua vacina", afirmou, por nota.

Com informações do Estadão Conteúdo

Pontos moeda