Geral

Estudo "Viana Vacinada" garante dose padrão de reforço da vacina para voluntários. Entenda

Médica coordenadora da pesquisa afirmou que os voluntários terão garantia de dose em quantidade padrão caso os resultados não sejam compatíveis com o esperado


Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

Moradores e eleitores de Viana, que tenham idades entre 18 e 49 anos, já podem fazer o agendamento para participar de uma pesquisa que será realizada no  município. Os voluntários serão imunizados com meia dose da vacina AstraZeneca no próximo domingo (13), mas essa alteração na quantidade oferecida gerou algumas dúvidas com relação à manutenção da eficácia do imunizante. 

As dúvidas foram esclarecidas em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (06). De acordo com a coordenadora do projeto científico, a médica Valéria Valim, a dose ajustada não traz riscos para o voluntário e, caso a hipótese da eficácia não se confirme, o paciente terá direito a uma dose padrão de reforço. 

"Para o participante da pesquisa não há risco de ser prejudicado porque, se a hipótese não se confirmar, ele receberá uma dose padrão de reforço. Além disso, o acesso precoce à vacina é o grade benefício. Foi isso inclusive que possibilitou a aprovação pelo conselho de ética", disse. 

Valéria reforçou ainda que o grande benefício da pesquisa é poder garantir o acesso à vacina com mais agilidade. "O acesso de toda a população é uma grande oportunidade de imunização, de proteção e, se o resultado não se confirmar, há a garantia do reforço com a dose padrão". 

A coordenadora do projeto enfatizou que a vacina oferecida será a AstraZeneca, cuja eficácia já comprovada. "Essa é uma vacina aprovada pela Anvisa. É uma vacina efetiva e o esquema vacinal proposto se baseia em estudos anteriores em que é mostrado a imunigenicidade da dose ajustada em relação à dose padrão", finalizou. 

Agendamento para vacinação já está disponível

Os moradores de Viana interessados em participar do estudo que vai avaliar a eficácia da aplicação de meia dose da vacina da Astrazeneca poderão agendar a vacinação no endereço www.vianavacinada.saude.es.gov.br

A vacinação em massa no município será realizada no próximo domingo (13), de 8h às 17h. A expectativa é de que cerca de 35 mil pessoas sejam imunizadas com a dose ajustada, no município.

Poderão participar do estudo qualquer morador de Viana na faixa etária entre 18 e 49 anos, desde que concorde em participar como voluntário. Para isso, a pessoa precisará assinar um termo de consentimento.

Veja quem pode ser voluntário na pesquisa

Não poderão se candidatar a voluntário as gestantes e os indivíduos que tenham tido uma história de reação alérgica ou reação adversa grave a qualquer vacina, além das pessoas que já estejam em algum grupo prioritário, que já esteja sendo ou já foi vacinado.

Quem tiver recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias, deverá obedecer esse intervalo para realizar um reagendamento. Também não poderá receber a vacina quem tiver algum sintoma gripal. Já para quem foi diagnosticado com a covid-19, deverá esperar um intervalo de 28 dias para ser incluído no estudo.

Entenda o estudo 

No próximo domingo (13), cerca de 35 mil moradores de Viana, com idades entre 18 e 49 anos, deverão ser imunizados com a primeira dose da vacina da Astrazeneca. Entretanto, será aplicada nesse público uma dose ajustada, ou seja, metade da dose que geralmente é aplicada em um indivíduo — a chamada dose padrão.

A ação faz parte de um estudo, coordenado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é avaliar se a aplicação da dose ajustada possui eficácia igual ou superior à da dose padrão.

“A população será acompanhada por um ano para observar a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz. Queremos observar, por exemplo, a redução de casos e de mortes por covid-19 após a imunização. Baseado em estudos preliminares, esperamos que a vacina em dose ajustada, ou seja, metade da dose padrão, seja suficiente para produzir anticorpos e células de defesa e reduzir 60% da incidência de covid-19, ao longo de seis meses após a vacinação”, explicou a coordenadora do projeto científico, a médica Valéria Valim.

Ainda segundo a coordenadora, será observada a efetividade vacinal por redução do número de casos, número de mortes, número de internações hospitalares e do número de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs). Também será estudada a resposta imune com duas meias doses contra variantes do vírus, bem como a segurança por monitoramento dos eventos adversos pós-vacinação.


Pontos moeda