Geral

Falta de vagas em agendamento prejudica quem precisa tirar a carteira de identidade no ES

Todos os sites disponibilizados pelo Estado para a emissão do RG estão com mensagem de alerta de falta de vagas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Por conta da pandemia do covid-19, o Governo do Estado tem realizado agendamento online para a retirada da carteira de identidade, mas diversas reclamações têm sido feitas por aqueles que procuram o serviço.  

A pessoas estão encontrando dificuldade para realizar o agendamento em todos os  sites disponibilizados,  se deparando com mensagens de alerta, avisando sobre a falta de vagas. 

No site da Prefeitura de Vitória aparece a seguinte frase: "Informamos que todas as vagas estão preenchidas no momento. O serviço é uma parceria da Prefeitura de Vitória com a Polícia Civil e o sistema libera novas vagas de segunda a sexta, às 12h".

Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do Posto de Identificação Civil, da Polícia Civil, Jorge Jose de Morais, diversos fatores têm prejudicado o andamento dos atendimentos nas páginas disponíveis pelo estado, uma delas as restrições e  medidas de proteção ao não contágio do novo coronavírus.

"Muitos servidores hoje estão trabalhando em home office, outros com comorbidade estão afastados e tem aqueles que também são contaminados. Tivemos que promover um novo modo de atendimento para não promover aglomeração. Isso impacta na redução da capacidade de atendimento", explicou o coordenador. 

Além disso, outro fator que tem dificultado o agendamento é a ausência das pessoas nos pontos de atendimento no dia agendado. Em alguns locais foram registrados cerca de 70% de faltas de pessoas que não compareceram no dia marcado.

"De cada dez agendados, sete não comparecem para a fazer a emissão do documento. Se essas sete pessoas que não puderam ir ao atendimento tivessem realizado o cancelamento, as vagas teriam retornado para o site dando oportunidade para outras pessoas", ponderou. 

Segundo Jorge, o Posto de Identificação Civil vem analisando esses dados para adotar medidas que possam reduzir este tipo de ocorrência. Além disso, informou que nas próximas semanas novos postos de atendimento  e vagas de agendamentos serão liberadas para a população. 

Postos de atendimentos

Casa do Cidadão :  O atendimento para emissão da Carteira de Identidade acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas. O agendamento é feito no site da Prefeitura de Vitória.

Assembleia Legislativa:  O serviço de emissão de Carteira de Identidade da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, localizado na Assembleia Legislativa do ES, atende exclusivamente por meio de agendamento eletrônico.

Faça Fácil-  O agendamento para a emissão do documento e outros serviços  estão  sendo  realizados por meio eletrônico. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

Outros postos de atendimento e agendamentos podem ser feitos através  do aplicativo ES na Palma da Mão. O aplicativo está disponível para android e IOS. 

Pontos moeda