Geral

Instituto emite alerta de chuvas intensas para todo o ES

Em todos os 78 municípios capixabas, a previsão também é de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Todo o território capixaba está sob alerta de chuvas intensas até este sábado (12). Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que classificou as previsões para os 78 municípios como "perigo potencial".

Ainda de acordo com o instituto, a previsão é que o acumulado de chuvas seja entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. 

Os ventos podem surgir de maneira intensa e atingir entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.

Confira a previsão do tempo:

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as chuvas previstas para o Espírito Santo serão causadas pela passagem de um sistema de baixa pressão pelo oceano causando instabilidade ao tempo capixaba no sábado (12), aumentando a quantidade de nuvens e as expectativas de chuva no decorrer do dia.

Segundo o Incaper, a previsão na Grande Vitória é de muitas nuvens ao longo do dia e chuva em alguns momentos, além de vento na parte litoral. A temperatura mínima é de 19 °C e máxima de 28 °C.

Na Região Sul, a presença de nuvens também será marcante. Nas parte baixas, a temperatura mínima é de 20 °C e máxima de 26 °C, nas regiões mais elevadas a temperatura cai com mínima de 15 °C e máxima de 25 °C.

Para as áreas baixas da Região Serrana, a mínima é de 19 °C e a máxima é de 26 °C. Nas áreas altas a mínima de 14 °C e máxima de 23 °C. Nas regiões Norte e Noroeste do Estado, que também contam com a presença de nuvens ao longo do dia, a mínima é de 21 °C e a máxima é de 28 °C. 

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo a temperatura mínima é de 19 °C e a máxima de 25 °C. Na Região Nordeste, o dia será de muitas nuvens e chuva em alguns momentos, além de vento com intensidade de moderada a forte no litoral. A temperatura mínima é de 21 °C e máxima de 28 °C.

Pontos moeda