Geral

Quase 13 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da AstraZeneca no ES

Desse total, cerca de 65% são idosos acima dos 60 anos, o que equivale a 8.238 que não tomaram a segunda dose

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Quase 13 mil capixabas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca no Espírito Santo, não retornaram para complementar o esquema vacinal no intervalo de 85 dias. Do total de 12.708 pessoas, 65% são idosos acima dos 60 anos, o que equivale a 8.238 idosos. 

Dentre os 78 municípios capixabas, cinco se destacam no número de pessoas que não tomaram a segunda dose do imunizante. Em Colatina, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 1.487 não voltaram para tomar a D2. 

Nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, na Grande Vitória, o quantitativo de pessoas que não retornaram após a primeira dose também e grande: 1.184,  1.383, 1.226 e 1.222, respectivamente. 

O levantamento foi feito com base nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a covid-19, no dia 18 de janeiro deste ano até o dia 20 de março.

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que as equipes das Unidades Básicas fazem o devido monitoramento dos retornos dos munícipes cadastrados nestes locais.

Os profissionais de saúde destas unidades realizam busca ativa das pessoas que receberam a primeira dose da vacina na unidade, convocando para irem até o local receber a segunda dose e concluir o esquema vacinal.

A secretaria da Saúde da Serra informou que está sendo feita uma busca ativa, tanto de trabalhadores da Saúde quanto de idosos que já estão na data e ainda não tomaram a D2 da AstraZeneca, para orientar que já está na hora de fazer o novo agendamento. Para aqueles que apresentam dificuldade em acessar o site, as próprias equipes das unidade de saúde têm auxiliado.

As outras cidades também foram questionadas pelo Jornal Online Folha Vitória sobre quais ações têm sido tomadas para incentivar a imunização. Assim que responderem, a matéria será atualizada. Veja aqui a lista dos demais municípios. 

Leia mais: Vacina de dose única chega ao ES: mais de 31 mil doses serão aplicadas na Grande Vitória

Atenção para os idosos 

Em coletiva na última terça-feira (22), o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin chamou a atenção para a segunda dose para o complemento total da imunidade. 

“Muita atenção a pessoa idosa. A primeira dose inicia o processo de geração da imunidade e a segunda consolida. Esse grupo precisa ser protegido e fica aqui o meu apelo a todos aqueles que têm vínculo, que seja responsável legal ou os idosos com autonomia, verifiquem o momento de tomar para que a D2 seja feita”, disse. 

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo ressaltou que, apesar do cenário epidemiológico ser de estabilidade no número de óbitos, a população idosa apresenta a maior taxa de letalidade pela covid-19, por isso, a importância de garantir 100% da cobertura vacinal deste público.

“Fazemos esse chamado tão importante à população, procure o serviço de saúde da sua cidade, os municípios têm trabalhado com estratégias extramuros também para facilitar o acesso”, incentivou. 

O que tem sido feito 

O Programa Estadual de Imunizações tem realizado semanalmente listagem nominal de pessoas que ainda não compareceram para receber a segunda dose.

A lista é encaminhada aos municípios sob a orientação de realizar a busca ativa destas pessoas por meio da atuação das equipes de Atenção Primária em Saúde do território.

SMS para quem está com segunda dose atrasada

A Secretaria da Saúde, em uma parceria com o Programa Estadual de Imunização e a Gerência de Tecnologia da Informação, tem enviado mensagens SMS para os cidadãos que se encontram com esquema da vacina AstraZeneca em atraso, em mais de 85 dias.

O objetivo é garantir uma comunicação assertiva e direta com a população, de forma a auxiliar na complementação do esquema vacinal. O envio é realizado semanalmente.

Aqueles cidadãos que têm um número móvel cadastrado no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e estão com a data superior às 12 semanas de intervalo receberão a seguinte mensagem: “ATENÇÃO: sua segunda dose da vacina contra a covid-19 está em atraso. Procure a Unidade de Saúde do seu município de residência para informações".

Leia também: Grande Vitória abre agendamento para antecipar segunda dose da AstraZeneca

>> Secretaria de Saúde do ES vai enviar SMS para quem precisa receber segunda dose de vacina

>> Cariacica abre mais de 7 mil vagas para vacinar pessoas com 40 anos ou mais com vacina de dose única

Pontos moeda