Geral

Prefeitura de Muniz Freire alerta população para risco de geada até sábado

Segundo alerta feito pela Defesa Civil municipal, a geada poderá acontecer nas áreas mais altas da cidade, com altitude igual ou superior a 800 metros

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Muniz Freire, na região do Caparaó do Espírito Santo, emitiu um aviso, em suas redes sociais, para que a população fique atenta quanto à possibilidade de geada na cidade. O alerta é da Defesa Civil municipal.

Segundo a prefeitura, uma frente fria que atravessa o Espírito Santo deve derrubar a temperatura durante a madrugada desta quinta-feira (1º). A queda brusca de temperatura deve se estender até o próximo sábado (3). 

Ainda de acordo com o alerta da Defesa Civil municipal, a geada poderá acontecer nas áreas mais altas da cidade, com altitude igual ou superior a 800 metros. O fenômeno, no entanto, deverá ser de fraca intensidade.

Nesta quarta-feira (30), a massa de ar polar que fez nevar no Sul do país chegou ao Espírito Santo derrubando as temperaturas em todas as regiões. Com a frente fria, a previsão é que o estado registre as menores temperaturas do ano.

De acordo com o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a expectativa é que os termômetros atinjam as menores temperaturas na Região Serrana do estado, onde a mínima pode alcançar os 4°C e, nos demais dias, cair ainda mais: 3°C.

"Há risco de geadas nas áreas altas do estado, podendo ser prolongada até o fim de semana", alertou Hugo Ramos.

O que esperar

Segundo o Incaper, há um aumento de nuvens em algumas regiões do Estado, com possibilidade de chuva fraca até sexta-feira (02) em alguns trechos, sendo menos frequente nas regiões Norte e Noroeste.

Os ventos podem soprar com intensidade moderada, agitando o mar e provocando altas ondas em todo litoral capixaba. Segundo o coordenador, o aumento das capacidades do evento pode atingir de 50 a 55 km/h.

Nesta quinta-feira, a frente fria se afasta em direção ao sul da Bahia e as nuvens começam a diminuir no Espírito Santo. No trecho litorâneo, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia. 

Segundo o Incaper, também há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Além disso, os índices de umidade relativa do ar podem ficar em torno dos 30% em alguns pontos da região Sul.

Na sexta-feira (02), a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas, no início e no fim do dia, nas cidades litorâneas. Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Não chove nas demais áreas do Espírito Santo.

Pontos moeda