Geral

Viana Vacinada: 2ª dose pode ser antecipada para 8 de agosto

De acordo com o secretário estadual de Saúde, a D2 poderá ser aplicada com oito semanas de intervalo e não 12 semanas, como estava previsto

Foto: Divulgação / Governo do ES

A aplicação da segunda dose da Astrazeneca no projeto Viana Vacinada - que pode ser antecipada para o dia 8 de agosto. Mais de 80% da população do município já está vacinada contra o novo coronavírus e, a partir de agosto, a cidade já deve começar a sentir os efeitos positivos da imunização em massa.

A informação foi passada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em uma entrevista coletiva que aconteceu nesta segunda-feira (21)

"Nós solicitamos à Comissão Nacional de Pesquisa a antecipação da D2 para o prazo de 8 semanas, de maneira que consigamos alcançar no dia 8 de agosto o 'dia D' da segunda dose do projeto Viana Vacinada", disse o secretário.

Ainda de acordo com Nésio, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) está aguardando respostas da Comissão sobre a antecipação para que os participantes possam ser informados. 

Fernandes explicou que mais de 18 mil pessoas foram alcançadas com a meia dose da vacina desde o início da vacinação. Além delas, quase 23 mil receberam a dose padrão, o que representa 80,52% de cobertura vacinal com a primeira dose. 

Agendamento continua em Viana

O projeto Viana Vacinada prorrogou o agendamento e a aplicação em toda a população da cidade, sem comorbidades, entre 18 e 49 anos. Os voluntários do estudo estão recebendo meia dose da vacina Astrazeneca, em uma pesquisa que pode mudar os rumos da vacinação em todo o mundo.

"Nós chegamos a mais de 80% de cobertura vacinal em Viana. Isso é um marco para o município e para o Espírito Santo. Vamos trabalhar para atingir esses outros 20%. O projeto ainda continua nessa semana, a plataforma ainda está aberta para agendamento para ser vacinado", reforçou o prefeito do município, Wanderson Bueno.
Foto: Divulgação/ Sesa

Eleitores e moradores do município que ainda não participaram da ação podem realizar o agendamento por meio do site vianavacinada.saude.es.gov.br. A aplicação é realizada na central É Pra Já, em Marcílio de Noronha, das 8h às 20h.

Leia também: Perguntas e respostas sobre a vacinação em massa contra a covid em Viana

Projeto Viana Vacinada

A cidade faz parte da pesquisa da Fiocruz em parceria com o Hucam e é a única do Brasil a participar do estudo. Com base em estudos preliminares, eles querem descobrir se duas aplicações de meia dose da vacina da Astrazeneca são suficientes para garantir a imunização da população. Se isso se confirmar, com a mesma quantidade de vacina vai ser possível imunizar o dobro da população.

Independentemente do resultado, os participantes não correm risco de ficar sem a proteção contra a covid-19 ao final do experimento. Uma dose de reforço será aplicada caso as duas meias doses não sejam suficientes, segundo os pesquisadores.

Pontos moeda