Geral

VÍDEO | 'Lua de Morango': última superlua de 2021 encanta capixabas

O fenômeno foi visto no céu do Espírito Santo por volta de 18h30

E mais uma lua daquelas encantou os capixabas! Depois de três superluas seguidas, na noite desta quinta-feira (24), aconteceu a última superlua do ano. No fenômeno, o satélite pareceu maior por estar na fase cheia e mais próximo da Terra. A Vanda Lopes, que sempre tira fotos incríveis, registrou o momento em  vídeo e foto. 

@deyberalves
Reprodução Instagram / Vanda Lopes
@thaisfricks
Tábita Azevedo
Gabriel Valinhas

>> Confira as fotos da Superlua que deu um show no céu da Grande Vitória e reveja a transmissão feita pela Ufes

A lua ficou cheia, mas não ganha nenhuma cor diferente. A olho nu e sem referenciais, porém, esta diferença é quase imperceptível, mas teve capixaba que não perdeu tempo e fez o registro. O fenômeno foi visto no céu do Espírito Santo por volta de 18h30. 

Lua de Morango

Foto: Gabriel Valinhas
O Gabriel Valinhas não perdeu a oportunidade e já fez aquele clique lindo da lua vista da Praia de Camburi, em Vitória

Como já é comum, além dos nomes científicos, muitas vezes os fenômenos ganham apelidos populares, como as famosas "lua de sangue" ou "lua rosa". A de hoje é conhecida como "Lua de Morango".

O nome vem de tradições dos nativos norte-americanos, que davam nomes a todas as Luas cheias do ano, associando-as a fenômenos naturais e culturais, como Lua Rosa (chegada da primavera), Lua de Neve (inverno), Lua das Flores, Lua da Colheita. 

O nome foi pensado pelos povos nativos norte-americanos, que relacionavam as fases da lua com fenômenos naturais, como as estações do ano ou com os diferentes períodos de plantação. Neste caso, o fenômeno ficou conhecido assim por ser a época em que o morango começa a ficar maduro para a colheita.



Pontos moeda