Geral

Aprovação de Obama cai, mas apoio segue forte entre jovens, minorias e liberais

Redação Folha Vitória

Washington - A aprovação do presidente Barack Obama pela população dos Estados Unidos caiu em julho, mas o democrata segue com um apoio forte entre os mais jovens, parcelas minoritárias da população e aqueles que se identificam como liberais, de acordo com pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo instituto GfK, encomendada pela agência de notícias Associated Press.

Segundo o levantamento, 43% dos norte-americanos aprovam a gestão de Obama, abaixo dos 47% verificados na pesquisa anterior, feita em fevereiro. A desaprovação é de 55%. As entrevistas foram feitas entre quinta-feira da semana passada e segunda-feira desta semana, com 1.004 pessoas. A margem de erro é de 3,4 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

O levantamento mostra também que o presidente conta com apoio expressivo dos norte-americanos com até 30 anos, de grupos minoritários e de liberais. Este apoio, porém, não tem sido repassado para a principal pré-candidata do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2016, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Entre aqueles com até 30 anos, Obama tem a aprovação de 50% da população. Para Hillary, o apoio cai para 38%. Além disso, dois terços dos norte-americanos com ascendência hispânica estão satisfeitos com Obama, enquanto a simpatia com a pré-candidata é de 50%. Entre aqueles que se identificam como liberais, 87% aprovam Obama, mais do que os 72% que apoiam Hillary.

Economia

A pesquisa perguntou também aos norte-americanos o que eles estão achando da economia e 41% deles a classificaram como "boa", enquanto 57% a descreveram como "pobre". Em fevereiro, os níveis eram mais otimistas, de 47% para "boa" e 51% para "pobre". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda