Geral

Kerry se reúne com parceiros dos EUA antes da retomada das negociações com o Irã

Redação Folha Vitória

Viena - O Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, está engajado em uma série de encontros com os parceiros do país na resolução de um acordo nuclear antes da retomada das negociações com o Irã, que ocorrerá na tarde desta quinta-feira, em Viena.

Kerry reuniu-se com o Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, em um hotel em Viena, à medida que o P5+1 (EUA, Rússia, China, Alemanha, Reino Unido e França) busca progredir nas negociações. Ele se encontrará ainda com Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

As negociações de um acordo nuclear entre o Irã e as potências do P5+1 ainda não tiveram um "momento de avanço", disse Philip Hammond.

"Você verá ao longo dos próximos dias os ministros indo e vindo com o objetivo de manter o clímax das discussões", comentou o ministro britânico ao chegar em Viena. "Eu não acho que estamos passando por um momento de avanço ainda, mas o trabalho continua e faremos todo o possível para manter o clima de conclusão", disse.

O vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Majid Ravanchi, afirmou que a maior parte do trabalho técnico do acordo final está pronto e que os ministros precisam resolver algumas diferenças nos próximos dias.

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, falou aos repórteres que todos os participantes têm "sérias intenções de finalizar um acordo". Entretanto, ele acrescentou que ainda há questões não resolvidas.

As negociações já ultrapassaram dois dias do prazo final de 30 de junho. As sete nações que participam do acordo concordaram em estender o prazo até dia 7 de julho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda