• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Autorização para fazer transporte escolar no Estado pode sair no mesmo dia

Geral

Autorização para fazer transporte escolar no Estado pode sair no mesmo dia

Revisão na relação de documentos exigidos tornará mais rápida a avaliação da documentação. Além disso, o serviço passará a ser feito na Ciretran do município de emplacamento do veículo

 Instrução também modifica os períodos de vistoria dos veículos de Transporte Escolar Foto: Divulgação/Governo

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) estabeleceu novos critérios para a emissão da autorização destinada aos veículos que realizam o serviço de transporte de escolares no Estado e também para o registro de seus condutores e acompanhantes. 

A principal mudança está relacionada à forma de cadastro dos transportadores, que passará a ser realizada por autorização, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, há uma revisão na relação de documentos exigidos, o que tornará mais rápido o processo de avaliação da documentação apresentada e autorização. Além disso, o serviço passará a ser feito na Ciretran vinculada ao município de emplacamento do veículo, possibilitando a emissão imediata do termo. 

Para o diretor de Habilitação e Veículos do Detran, José Eduardo de Souza, a descentralização dos processos de emissão da autorização “irá possibilitar à Coordenação de Transporte Escolar um maior enfoque em ações mais ativas de fiscalização de trânsito e auditoria nos procedimentos realizados nas Ciretrans”, enfatiza.

Vistoria

A instrução também modifica, a partir do próximo ano, os períodos de vistoria dos veículos que prestam o serviço de Transporte Escolar. A inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, assim como a validade da autorização, que hoje têm data fixa para todos os veículos, passarão a seguir uma tabela e serão definidas de acordo com o final de placa.