Geral

Buscas pelo avião da Malaysia Airlines serão suspensas, talvez para sempre

Redação Folha Vitória

Putrajaya - As buscas pelos restos do avião da Malaysia Airlines que caiu no Oceano Índico serão suspensas, uma vez que todo o Oceano foi vasculhado, afirmaram hoje ministros dos três países que conduzem a operação. O comunicado possivelmente encerra, para sempre, as chances de resolver aquele que se tornou o maior mistério da aviação.

"Na ausência de novas evidências, a Malásia, a Austrália e a China decidiram coletivamente suspender as buscas após percorrerem 120 mil quilômetros quadrados", afirmou o ministro malaio dos Transportes, Liow Tiong Lai, após uma reunião com representantes dos demais países.

Tong Lai afirmou que a suspensão não significa o fim das buscas pela aeronave do voo 370, mas deixou claro que as esperanças são pequenas de encontrar algo entre os últimos 10 mil quilômetros quadrados que ainda precisam ser vasculhados.

"As chances de encontrar a aeronave são pequenas", disse.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines desapareceu em 8 de março de 2014, quando fazia um voo entre Kuala Lumpur e Pequim. Acredita-se que ele tenha rumado a Oeste e então caído no Oceano Índico, a Oeste da Austrália, onde as buscas se concentraram.

Liow disse que as buscas estão sendo prejudicadas pelo mau tempo e por equipamentos danificados, mas seriam suspensas ao fim de dezembro. Desde o início das buscas, foram poucos os avanços na solução do caso, entre eles alguns destroços encontrados na coste leste da África. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda