Geral

Caem número de casos de H1N1 no Espírito Santo

Os registros que já chegaram a 97, passaram para sete nesta última semana. Cinco mortes pela doença estão em investigação no Estado

O paciente que apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar deve procurar atendimento médico. Foto: Divulgação

As notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave e casos de H1N1 por semana estão em queda no Espírito Santo. Antes, os registros que já chegaram a 97, passaram para sete nesta última semana.

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e em relação ao número de óbitos pela doença, existem 44 casos confirmados por H1N1 e outros cinco estão sendo investigados para determinar o agente causador da morte.

A Sesa ressalta que estes óbitos não ocorreram nos últimos dias. Os resultados que ficaram prontos e foram passados pelo laboratório nesta semana.

Vale destacar que tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal, que é a gripe comum são causadas por subtipos do vírus Influenza. Apesar das doenças serem diferentes, os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal.

A orientação de especialistas em saúde é que, quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar deve procurar atendimento médico.

Pontos moeda