Geral

Artesanato reciclável pode ser encontrado na Artesanarte de Viana

A feira acontece todos os domingos, das 13 às 18 horas, na praça de Viana Sede. Crochê, bordados e outros materiais também podem ser adquiridos

Artesãs vianenses participam da feira Foto: Geiza Ardiçon/Secom Viana

O artesanato reciclável também pode ser encontrado na Artesanarte, a Feira de Artesanato de Viana. A produção de objetos que utiliza garrafas pets como matéria prima é uma das especialidades da artesã de Jucu, Maria da Penha Lourenço, mais conhecida como ‘Mariazinha’. Além dos produtos sustentáveis, a artesã trabalha com crochê, bordados entre outros materiais que podem ser adquiridos na Artesanarte, que é a feira de artesanato da cidade, realizada todos os domingos, das 13 às 18 horas, na Praça de Viana Sede,

Mariazinha é membro da Associação Alegria de Viver que ajuda a promover trabalho social com os moradores da terceira idade do município por meio da arte. Ela conta que aprendeu as técnicas de artesanato após participar de uma oficina oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “Fiz o curso e senti que tinha que fazer algo para o meu município. Abracei essa ideia, que pra mim é uma alegria, por isso dei o nome de 'Associação Alegria de Viver”, explicou Mariazinha.

O grupo se reúne todas às terças-feiras para as oficinas, de 14 às 17 horas, e, lá, produzem com garrafa pet, saias, bordados entre outros produtos. A renda arrecadada pelo Bazar, realizado por eles é todo revestido em material para que possam produzir mais. “ Agora com a Artesanarte teremos a oportunidade de ampliar nosso mercado e ganhar novos clientes”, conta artesã.

Feira de Artesanato

Tapetes de crochê, roupas e flores, entre outros produtos. Tudo em um mesmo espaço, trazendo cultura e a criatividade de artesãos de Viana. É a Artesanarte, a feira de artesanato de Viana. A feira com o apoio da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana e todos os domingos no município.

“Nossa ideia é fomentar a economia criativa no município. Estamos dando esse suporte aos nossos artesãos para que, futuramente, eles estejam com o projeto firme e possam tocar com as próprias pernas, sempre com o nosso apoio”, disse a secretária de Comunicação, Cultura e Turismo, Daniele Bolonha.

Pontos moeda