Geral

Projeto de saneamento básico para região de Enseada do Sol é apresentado em reunião em Guarapari

O encontro, proposto pelo vereador Denizart Luiz – Zazá (PSDB), aconteceu ontem (09) em Santa Mônica, contando com a presença de moradores, além do subsecretário de turismo do estado, Gedson Merízio.

Foto: Hamilton Garcia
A reunião contou com a presença cerca de 70 pessoas, incluindo moradores e líderes comunitários. 

Foi realizada nessa terça-feira (09), em Santa Mônica, uma reunião com os moradores da região de Enseada do Sol, em Guarapari. O objetivo era apresentar o plano de construção de uma estação de tratamento de esgoto, que será feita pelo Governo do Espírito santo. O encontro foi proposto pelo vereador Denizart Luiz – Zazá (PSDB), contando com a presença de cerca de 70 pessoas, incluindo líderes comunitários, moradores da região e comerciantes. O subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merízio, também marcou presença na reunião.

Denizart explicou que os projetos da estação foram concluídos e resultarão em um investimento de mais de30 milhões para a região de Enseada do Sol, além de futuros bairros que também receberão obras de saneamento básico. De acordo com o vereador, o planejamento da estação era uma necessidade do local. “Com a ligação das drenagens indo para a praia, muitas pessoas fizeram ligações clandestinas, que só nos trazem transtornos, porque o turista está caminhando na praia e tem que se deparar com aquela situação monstruosa”, denunciou. O vereador explicou que fez um requerimento junto ao Governo do Estado para a realização do projeto. “A partir de então eu participei de todas as reuniões para a construção desse plano de saneamento básico, junto com a Cesan e com o Governo”, afirmou.

Foto: Hamilton Garcia
Vereador Denizart Luiz - Zazá (PSDB) apresentou um requerimento em 2013 junto ao Governo do Estado, solicitando a obra de saneamento básico.

O subsecretário de turismo do estado, Gedson Merízio, informou que o plano vai atender uma parte do bairro Aeroporto, Jabaraí, Santa Mônica e Setiba. Segundo ele, o projeto está próximo de acontecer, mas a execução depende da confirmação do governador Renato Casagrande. “O Renato já está com todo o todo o projeto definido, só esperando a liberação dos investimentos para poder concluir. Aí é uma questão do governo, o governo é que vai estar liberando”, declarou.

Para Gedson, o investimento em saneamento básico é extremamente importante para o desenvolvimento de um turismo de qualidade. “Nós temos que ter uma cidade com saneamento adequado, com preservação ambiental, com segurança pública, com hospital. É de grande importância nós começarmos com esse processo do saneamento, porque a cidade só é boa para o turista se ela for excelente para o morador”, enfatizou.

O ambientalista Joel Salustiano também esta presente na reunião e destacou que o investimento em saneamento básico deve ser prioridade. “Nós estamos vendo os mangues se transformando em esgoto e os rios em valões. Vai chegar um ponto que não vai ter mais caranguejo. Se você destruir o manguezal, não destrói só a parte aquática, mas aves que desovam lá também estão caminhando para a extinção. Se não houver agora uma intervenção rápida, para onde é que nós vamos?”, questionou.

Foto: Hamilton Garcia
Ambientalista Joel Salustiano.

O morador de Guarapari Washington de Oliveira disse que está se sentindo realizado com a iniciativa da estação. “A gente não vive sem saneamento. Você vai a uma praia e tem o mau cheiro, você vai colocar o pé na água e tem aquele odor esquisito. Com essa infraestrutura, se a gente tiver bem aqui, vamos poder receber os de fora melhor ainda”, destacou. Wasghington ressaltou a importância da mobilização em favor da comunidade. “Eu conheço a competência dele e o sofrimento de correr atrás de tudo isso pra nós”, declarou.

Outras ações do Governo do Estado

O subsecretário Gedson Merízio destacou ainda outras ações do governo do estado no município. “Teremos a construção de dois caminhos do campo aqui em Guarapari, antena de telefonia móvel no interior, investimento em segurança pública, além de investimentos em Meaípe e Nova Guarapari”, informou.

Foto: Hamilton Garcia
Gedson Merízio (esquerda), Washington de Oliveira e o vereador Denizart Luiz.

Gedson afirmou também que um processo de concessão do Radium Hotel já está em andamento.  “Está dentro do nosso programa de parcerias. A prefeitura já deu um andamento de devolução do Radium Hotel, que é um patrimônio Governo do Estado concedido à prefeitura, para o governo. Já o incluímos no site de parcerias para recebermos as ofertas e, assim que recebermos, nós estaremos discutindo com a sociedade para decidirmos o melhor caminho que será dado ao Radium Hotel”, anunciou.

Pontos moeda