Geral

Chuva no ES: risco de inundações e quedas de barreiras em pelo menos oito municípios

De acordo com o Cemaden, Rio Novo do Sul foi a cidade capixaba que registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas: 187,4 milímetros

Foto: Reprodução

A chuva que atinge o Espírito Santo desde a noite de quinta-feira (30) pode provocar mais estragos em alguns municípios capixabas nas próximas horas. O alerta é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e consta no boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado no final da tarde desta sexta-feira (31).

Foto: Reprodução

De acordo com o boletim, é considerada moderada a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, como enxurradas, inundações e deslizamentos, na mesorregião central capixaba, que engloba municípios da Grande Vitória, da região serrana e parte das regiões sul e noroeste.

O risco ocorre em função dos elevados acumulados das últimas horas, que ainda podem ser incrementados devido à previsão de continuidade de chuva fraca, sobretudo no período da manhã deste sábado (01).

Ainda de acordo com o Cemaden, há alertas de risco alto para movimentos de massa, como deslizamentos e quedas de barreiras, e eventos hidrológicos, como enchentes e inundações, nos municípios de Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Santa Leopoldina. Além disso, o risco de ocorrência desses fenômenos é considerado moderado em Viana, Anchieta, Piúma, Ibiraçu e Vitória.

Foto: Reprodução

Entre os municípios capixabas que possuem estação meteorológica do Cemaden, Rio Novo do Sul foi o que registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas: 187,4 milímetros. Na sequência, aparecem Alfredo Chaves (171 mm), Anchieta (163,8 mm), Santa Leopoldina (151,69 mm) e Viana (142,96 mm).

Foto: Reprodução

Ocorrências

Na cidade de Iconha, no sul do estado, a Defesa Civil estadual registrou queda de barreiras e alagamentos em ruas e casas do centro da cidade. Em janeiro deste ano, o município foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região.

>> VÍDEO | Chuva causa estragos em Iconha; cidade foi uma das mais impactadas pelas chuvas no início do ano

>> Regiões Sul e Serrana do ES registram grande acumulado de chuva em 24 horas

Na Grande Vitória, diversos trechos registraram alagamentos desde a madrugada desta sexta-feira (31). Internautas relataram acúmulo de água em regiões de Cariacica, como Campo Grande e Jardim América. Em Vitória, um dos trechos afetados fica na Vila Rubim, no sentido Beira Mar. Por conta da interdição de uma das faixas, o trânsito ficou lento na Segunda Ponte. Em Vila Velha, um dos bairros mais afetados é Cobilândia. Um dos acessos da principal avenida do local ficou alagado e interditou a entrada para o bairro.

Na BR-262, o trânsito está totalmente interditado no Km 26 e no Km 36, em Domingos Martins, na região serrana. Por causa disso, os motoristas precisam buscar rotas alternativas. A orientação é passar por Alfredo Chaves, onde, segundo a Defesa Civil do município, não há interdições. No entanto, somente veículos leves e caminhões de até 12 toneladas podem passar pela ponte na entrada da cidade. Além disso, há trechos operando no sistema pare-siga, devido a obras realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Em Rio Novo do Sul, no Km 381 da BR 101, o trânsito precisou funcionar no sistema pare-siga, devido uma barreira que caiu, interditando parcialmente a pista no sentido Cachoeiro de Itapemirim - Vitória. A pista foi liberada pouco depois da meia noite, segundo informações da PRF. No momento, o trânsito flui normalmente em todo o trecho da rodovia que passa pelo Espírito Santo.

Previsão do tempo

Após uma sexta-feira de muita chuva por todo o estado, o tempo deve permanecer nebuloso neste sábado no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no primeiro dia do mês de agosto há previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões, sendo menos frequente na Região Noroeste.

Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 23 °C. Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. O mar fica agitado nas praias. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 23 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 18 °C.

Na Região Serrana, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 14 °C e máxima de 20 °C. Nas áreas altas: mínima de 13 °C e máxima de 17 °C.

Na Região Norte, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 14 °C e máxima de 28 °C. Na Região Noroeste, muitas nuvens e previsão de chuva fraca em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 17 °C e máxima de 25 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 16 °C e máxima de 24 °C. Na Região Nordeste, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 26 °C.

DOMINGO

O tempo segue instável no domingo (02) por todo o Espírito Santo. Ainda segundo o Incaper, existe previsão de chuva fraca em alguns momentos do dia em grande parte do Estado, exceto na região Serrana e em trechos da região Sul (interior), onde o sol aparece timidamente. O mar fica agitado nas praias do sul do Estado.

Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 15 °C e máxima de 24 °C. Na Região Sul, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos nos trechos próximos ao litoral. O mar fica agitado nas praias. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 14 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 10 °C e máxima de 21 °C.

Na Região Serrana, variação de nuvens, sem chuva. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 13 °C e máxima de 22 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 19 °C.

Na Região Norte, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 14 °C e máxima de 28 °C. Na Região Noroeste, muitas nuvens e previsão de chuva fraca em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 16 °C e máxima de 27 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 15 °C e máxima de 26 °C. Na Região Nordeste, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 25 °C.



Pontos moeda