Geral

Companheiros: adoções de animais tem crescido durante o isolamento social

Mesmo sem uma estatística oficial, ONGs, prefeituras e a Sociedade Protetora dos Animais têm observado o aumento na procura pela adoção dos pets

Foto: Agência Brasil

Em busca de carinho, muitas pessoas têm procurado um companheiro para o isolamento social. Seja para diminuir o estresse, a ansiedade ou apenas para ter uma companhia. Durante a pandemia, o número de adoções de animais tem aumentado. 

Carmen Ribeiro adora animais. Ela e o marido tem três cães: o Tigrão, o Snoopy e a Nina, caçulinha da família adotada no mês passado. Segundo a enfermeira, o companheirismo e o carinho deles estão ajudando ela e o marido a lidarem melhor com as mudanças na rotina por conta do novo coronavírus. "Nesse período de pandemia, como a gente fica muito em casa, faz parte ter uma companhia. É uma troca de carinho, um amor incondicional". 

Relatos como esses estão sendo comuns durante a pandemia. Mesmo sem uma estatística oficial, ONGs, prefeituras e a Sociedade Protetora dos Animais têm registrado um aumento no número de adoções de pets durante o isolamento social.

Enquanto em maio e junho do ano passado a Sociedade Protetora dos Animais encaminhou nove animais para adoção, nesse mesmo período de 2020 foram mais de 60. Por causa da pandemia, as campanhas de adoção são feitas pelas redes sociais. 

A presidente da entidade, Regina Mazzocco, afirma que durante as entrevistas com os interessados, é possível perceber a busca por afeto e carinho. "Está existindo uma carência e uma necessidade causada pelo estresse da necessidade de ficar em casa. O animal chega para aliviar essa tensão, fazer companhia e alegrar a casa".

A ONG Patinhas Carentes informou ter encaminhado 11 cães e 30 gatos para adoção desde o início do ano, sendo a maioria de março em diante. A Prefeitura de Vila Velha, que também presta o serviço, registrou 73 adoções somente no mês passado. Para a psicóloga Gisélia Curry, a presença de um animal doméstico contribui para o equilíbrio emocional.

"Faz um bem danado para saúde e emocional. Com certeza, adotar um animal traz mais felicidade e deixa a família mais felizes. Isso pode ajudar no trabalho também. Muitas pessoas estão trabalhando em casa e, mais felizes, podem produzir mais e melhor", explica. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Alex Pandini. 

Pontos moeda