CORONAVÍRUS

Geral

Espírito Santo deve ter novo Inquérito Sorológico e nova matriz de risco nos próximos dias

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, o secretário de saúde falou os motivos que fizeram com que a taxa de ocupação aumentasse nos hospitais nos últimos dias e o que tem sido feito no combate a doença no Estado

Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (06), o secretário de saúde do Estado Nésio Fernandes atualizou algumas informações sobre o enfrentamento da covid-19 no Espírito Santo.

Inquérito Sorológico

Entre as informações divulgadas, o secretário afirmou que ainda neste mês deve ser realizado o Segundo Inquérito Sorológico no Estado. Nésio informou que esteve em contato com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que sinalizou que pode ajudar o Estado nesta nova pesquisa. Os municípios ainda estão definindo as diretrizes para a nova fase de estudos.

Leitos

Sobre o aumento da taxa de ocupação dos leitos dos hospitais do Estado, notado nos últimos dias, o secretário Nésio disse que ainda em julho, mais 110 leitos podem ser inaugurados para o atendimento de pacientes com coronavírus. Segundo ele, a estratégia do Estado de expansão de leitos tem sido satisfatória.

O secretário também comentou as medidas que contribuíram para o aumento da taxa de ocupação. Segundo ele, o movimento aconteceu por conta dos pacientes do interior que foram transferidos para a região metropolitana, além da queda do isolamento social e da queda na temperatura, que favorece o aumento no número de casos de síndromes respiratórias.

Aumento da capacidade no Lacen

O subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, que também participa da coletiva anunciou que o Laboratório Central do Estado (Lacen) atualmente tem capacidade para processar 1200 amostras do teste RT/PCR por dia e faz, em média, entre 500 e 900 análises. O prazo para divulgação dos resultados é de 36 até 72 horas.

Taxa de transmissão

Segundo o secretário Nésio, o índice da taxa de transmissão da covid-19 será definido de acordo com o próximo inquérito sorológico, mas o Estado já percebeu que há uma diminuição da taxa, principalmente na Grande Vitória.

Tendência de recuperação

Ainda de acordo com o secretário, há uma tendência de estabilização e de recuperação dos casos, principalmente na região metropolitana. Porém, os dados ainda estão em análise e, com cautela, serão avaliados para uma possível flexibilização de medidas de distanciamento.

Matriz de Risco

Por conta desta possível tendência de recuperação dos casos, a Matriz de Risco pode mudar no Estado. Porém, os índices serão avaliados e somente após um parecer técnico será possível apresentar uma nova matriz aos municípios. Os detalhes do novo mapeamento não foram informados.

Isolamento 

Nésio e Reblin reforçaram a importância da população respeitar as medidas de isolamento social. Segundo eles, ainda não é possível ter uma resposta a doença se as medidas de distanciamento não forem cumpridas. "Agora, como sempre, ainda é preciso ficar em casa", salientou Reblin.











Pontos moeda