Geral

Interdição do Terminal Itaparica completa 2 anos; DER prevê retorno ainda em 2020

Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias. As linhas foram remanejadas para os terminais Ibes e Vila Velha

Foto: Divulgação / DER-ES

Há 2 anos, os passageiros que passavam pelo Terminal Itaparica, em Vila Velha, foram surpreendidos e precisaram alterar a rotina diária. O local foi interditado, pois, de acordo com o governo do Estado na época, apresentava riscos aos frequentadores do local. Com previsões de entrega e atrasos, o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) afirma que o local volta a funcionar ainda em 2020.

O Terminal Itaparica foi interditado no dia 20 de julho de 2018, após a divulgação de um laudo onde constava que a estrutura apresentava riscos para os passageiros e profissionais que atuavam no local. Na época, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) informou que a interdição preventiva visava regularizar problemas na execução do projeto original.

Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal de Itaparica foram transferidas, sendo cinco para o Terminal do Ibes e 25 para o de Vila Velha, que ficou sobrecarregado. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias. 

De acordo com o departamento, as obras de reconstrução do Terminal Itaparica tiveram um atraso em função da pandemia da covid-19, mas ainda continuam com previsão de entrega até outubro deste ano, voltando operar ainda neste ano. Segundo o DER-ES, a preparação da área reconstruída, demolição de estruturas antigas e reforço dos pilares já estão concluídas.

O departamento informou ainda que o material da estrutura do teto está pronta e passando por um processo de galvanização contra maresia e as instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias estão em fase de conclusão, assim como a pavimentação para a passagem dos transportes coletivos.

Pontos moeda