CORONAVÍRUS

Geral

Mapa de Risco: Espírito Santo tem 41 cidades com risco alto e 37 com risco moderado

O mapeamento define regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais, restaurantes e outros serviços do Estado

Foto: Reprodução
Santa Teresa saiu do risco alto e entrou para o risco moderado

Na próxima segunda-feira (13) entra em vigor o novo Mapa de Risco da covid-19 do Espírito Santo, que define regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais, restaurantes e outros serviços do Estado. Nesta semana 41 cidades seguem em risco alto e outras 37 em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo ou risco extremo.

Entram em risco alto Afonso Claudio, Apiaca, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Saem do risco alto para o moderado Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana.

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. No dia 4 de maio, foi inserida na matriz de risco também a taxa de ocupação de leitos de UTI.

Já em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e porcentagem da população acima de 60 anos.

Em entrevista coletiva na noite de ontem (10), o governador Renato Casagrande anunciou alguns ajustes na matriz como a ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes e mudança nas regras para a abertura de academias. Casagrande também adiantou que todas as cidades capixabas serão classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle, composta pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) , Defesa Civil, Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), UFES e IFES.

Confira o Mapa de Risco detalhado:

Foto: Divulgação

Pontos moeda