CORONAVÍRUS

Geral

Saúde muda posição e recomenda que paciente procure serviços médicos no início dos sintomas da covid-19

O ministério adotou nova estratégia, segundo técnicos do governo federal, para evitar mortes relacionadas a doença

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde mudou o protocolo de orientação para o atendimento de casos de covid-19 no Brasil. Agora, a pasta recomenda que os pacientes procurem os serviços de saúde logo que surgirem os primeiros sintomas da doença.

"Nós aprendemos ao longo da pandemia que ao aguardar em casa os pacientes chegam aos hospitais com quadros clínicos mais agravados e que alguns casos isso dificulta a reversão do seu estado clínico. Ele evolui para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) muito rapidamente", explicou Elcio Franco, secretário-executivo da pasta, durante coletiva de imprensa, em Brasília.

Segundo os técnicos do governo federal,  a ideia é "evitar mortes relacionadas com a doença". Mesmo que não evolua para óbito, o objetivo também é de diminuir as chances de agravamento, que pode trazer, em alguns casos, um comprometimento da estrutura de saúde e, também, um empenho maior dos profissionais que atuam na linha de frente.

As novas normas também estabelecem orientações para as equipes de saúde. De acordo com o secretário-executivo, "o tratamento e o monitoramento devem ser feitos a partir do acesso do paciente ao sistema de saúde".

* Com informações do R7.com

Pontos moeda