CORONAVÍRUS

Geral

Secretaria envia documento ao MPES listando medidas para evitar aglomerações no Transcol

O Ministério Público havia notificado a Semobi em razão dos problemas de lotação nos terminais e coletivos da Grande Vitória

Foto: TV Vitória

A Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) encaminhou para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) um documento listando todas as mudanças que serão implantadas nos ônibus e terminais do sistema Transcol para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus nesses locais. O MPES havia notificado a secretaria em razão dos problemas de aglomeração nos terminais e coletivos da Grande Vitória.

O Ministério Público informou que recebeu o ofício na terça-feira (21) e que está analisando as medidas. Uma delas é o aumento da frota de ônibus em circulação já a partir da próxima segunda-feira (27), quando 31 linhas a mais estarão nas ruas. A partir do dia 3 de agosto, serão mais 100 linhas. "A gente passa a frota de 1.100 veículos para 1.200, atendendo mais de 90% do número de viagens no horário de pico", destacou o secretário de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O secretário garante também que haverá um aumento da fiscalização nos coletivos, para assegurar que as medidas de distanciamento estão sendo seguidas. "A ideia é de, no horário de pico manhã, quando as pessoas migram da alimentadora para a troncal, a fiscalização vá mais para a troncal. No pico da tarde, quando elas vêm mais da troncal para a alimentadora, a fiscalização vai para a alimentadora", explicou Damasceno.

>> Governo do Estado não cumpre prazo dado pelo MPES para resolver lotações em ônibus

>> Protocolo será elaborado para evitar transmissão da covid-19 em ônibus e terminais no ES

Entre outras medidas que a Semobi prometeu adotar está a instalação de dispenser de álcool em gel nos terminais da Grande Vitória. Segundo Damasceno, a compra dos equipamentos depende de licitação e a previsão é de que o produto esteja disponível em meados de agosto. 

O secretário também citou a instalação de mais cortinas de proteção para os motoristas dos coletivos. Segundo eles, as empresas de ônibus estão sendo cobradas para seguir essa recomendação.

Usuários do sistema

Fábio Damasceno também destacou que o número de passageiros que atualmente utilizam o sistema Transcol é aproximadamente a metade do normal, ou seja, cerca de 300 mil. 

Já o número de ônibus, segundo ele, não foi reduzido nessa mesma proporção. Dos 1.400 coletivos, 1.200 devem passar a rodar a partir de agosto. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumentou.

"A velocidade dos ônibus dobrou. Hoje o tempo de viagem é pela metade. Então as pessoas conseguem se programar e conseguem esperar o próximo ônibus. Não dá para a gente usar esse tipo de coisa para desobedecer uma regra de saúde pública", ressaltou o secretário.

Com informações da jornalista Andressa Missio, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda