Geral

Vila Velha abre licitação para restauração e reforma da Estação Leopoldina

O prédio, que está inativo, será transformado em Centro Pedagógico e Cultural, respeitando suas características e arquitetura originais

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Vila Velha abriu, na segunda-feira (27), a licitação para contratação de empresa de engenharia que executará as obras de reforma e restauração da Estação Leopoldina. O prédio, que está inativo, será transformado em Centro Pedagógico e Cultural, respeitando suas características e arquitetura originais.

Em janeiro de 2020, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Espírito Santo (Iphan-ES) autorizou a gestão municipal a promover intervenções de restauração completa da Estação Leopoldina, localizada no bairro Argolas.

Em março, o prefeito Max Filho apresentou o projeto à comunidade local, durante encontro realizado antes da pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura de Vila Velha também submeteu o plano à Consulta Pública, em seu portal oficial.

O Centro Pedagógico e Cultural da Estação Leopoldina beneficiará alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino (especialmente da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Ana Bernardes Rocha) e população em geral. O processo licitatório foi divulgado no Diário Oficial do município, na edição da última segunda-feira (27).

“O projeto prevê atividades extracurriculares da Umef Ana Bernardes Rocha na Estação Leopoldina. As intervenções contarão com recursos da Prefeitura de Vila Velha. O plano contempla espaços como sala de dança, auditório, laboratórios de informática e de robótica, entre outros", declarou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.

Estrutura

Com dois pavimentos, o prédio terá 1.388,80 metros quadrados restaurados em sua arquitetura e itens de acabamento, como: pintura, piso, vitrais, lustres e peças de alvenaria. Também contará com uma Sala da Memória Ferroviária, resgatando a temática e funcionalidade original do espaço. Serão investidos R$ 4.464.728,55 nas intervenções. O cronograma será definido pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Entrega das propostas

A Comissão de Licitação Permanente da Semob receberá as propostas e documentação das empresas interessadas em participar do processo até às 9h30 do dia 27 de agosto, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Obras, na Avenida Saturnino Rangel Mauro, nº 340, Praia de Itaparica, Vila Velha.

O Edital poderá ser retirado no endereço acima de posse de mídia digital, pelo e-mail cplsemob @vilavelha.es.gov.br ou em: http://www.vilavelha.es.gov.br/licitacoes.

Pontos moeda