Asteroide quase 3 vezes maior que o Taj Mahal passará perto da Terra neste domingo

O astro deve chegar a 4,7 milhões de quilômetros da Terra quando estiver no ponto mais próximo do planeta

Foto: reprodução pixabay

"Potencialmente perigoso". Assim a Nasa classificou o asteroide de 220 metros de diâmetro que passará próximo a Terra neste domingo (25). O astro "2008 GO20", como foi chamado o asteroide, deve passar pelo planeta por volta das 14h51, horário de Brasília.

De acordo com a agência espacial norte-americana, o diâmetro do corpo rochoso tem quase três vezes a altura do Taj Mahal. O monumento, que fica na Índia, tem 73 metros.

A Nasa estima que o "2008 GO20" chegue a 4,7 milhões de quilômetros da Terra quando estiver no ponto mais próximo do planeta. Segundo os astrônomos, a distância é equivalente ao trajeto até a Lua dez vezes.

Para a agência espacial, é considerada "potencialmente perigoso" todo objeto que se aproxime do planeta a uma distância menor que 7,5 milhões de quilômetros ou, ainda, que sejam maiores do que 152,4 metros de diâmetro.

De olho no céu: Nasa monitora 26 mil asteroides próximo ao planeta Terra

A Nasa monitora, atualmente, cerca de 26 mil asteroides próximos ao nosso planeta. Na lista estão os asteroides "2019-OK" e "2017-NT5", descobertos pelo astrônomo amador brasileiro Cristóvão Jacques. Desde 2014, ele mantém um observatório astronômico na cidade de Oliveira, em Minas Gerais.

Quando foi visto pela primeira vez, em 2019, o asteroide "2019-OK" foi definido pela Nasa como o maior e mais próximo astro a passar pela Terra nos últimos 100 anos.

O corpo rochoso tem o tamanho de um campo de futebol. Ele cruzou o espaço a cerca de 65 mil quilômetros da Terra. A distância é considerada pelos astrônomos como "de raspão".

Pode ficar tranquilo! Apesar de gigante e próximo a Terra, o asteroide "2008 GO20" não deve impactar o planeta. O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra garantiu que não há motivo para pânico.

"Ninguém deve se preocupar, excessivamente, com o impacto de um asteroide ou cometa na Terra", destacou o órgão.