Geral

Plataforma para vacinar em todo ES promete acabar com instabilidade em agendamentos

O site Vacina e Confia vai começar a funcionar na próxima terça-feira (13), mas não será obrigatório que os municípios façam a adesão

Foto: Folha Vitória/ Marcelo Pereira

Enquanto alguns municípios enfrentam problemas com sistemas sobrecarregados e que saem do ar no momento do agendamento da vacina contra covid-19, o Governo do Espírito Santo anuncia uma nova plataforma que  promete trazer mais agilidade no agendamento.

O site Vacina e Confia foi apresentado nesta quinta-feira (08) durante uma entrevista coletiva no Palácio Anchieta. A nova plataforma vai permitir a marcação da vacina de todas as cidades e trará o registro de todas as vacinas aplicadas diariamente no Espírito Santo.

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que o site começa a funcionar a partir da próxima semana. Na segunda-feira (12) será feita adaptação e não será registrada nenhuma vacina. Na terça-feira (13), a plataforma começa a funcionar e receber os dados.

Vila Velha não vai aderir ao sistema unificado

Apesar de ser um sistema unificado, os municípios não são obrigados a aderir o sistema de agendamento do Governo do Estado. De acordo com o secretário Nésio, os gestores dos municípios podem continuar usando seus próprios sistemas. 

Apesar das constantes reclamações sobre a dificuldade de realizar agendamentos em Vila Velha, a secretária municipal de saúde, Cátia Lisboa, afirmou que o município não irá aderir ao novo sistema. 

"Vila Velha não vai fazer adesão ao sistema de agendamento do Estado. Nós, inclusive, estamos trabalhando em outra plataforma de agendamento pensada para dentro do nosso município, com outros aplicativos para a gente suportar os acessos simultâneos", disse a secretária. 

Ainda de acordo com Cátia, o problema relatado por moradores do município acontece pela sobrecarga de acessos ao site em poucos segundos. 

Neta quinta-feira (08), antes mesmo da abertura do agendamento para a faixa etária de 30 anos o site já estava fora do ar. Houve muita reclamação por conta da dificuldade, mas após uma longa espera o portal voltou a permitir a marcação. 

Cátia reforçou que o grupo prioritário contemplado nesta quinta-feira (08) é um dos maiores do município, e que, à medida em que as pessoas vão se vacinando, os problemas com a instabilidade do site diminuem. 

"A gente não consegue, por exemplo, ofertar 50 mil vagas, que é o público prioritário desta faixa etária de 30 a 34 anos. Então, nós temos muitos acessos simultâneos e não há sistema que suporte de 260 a 300 mil acessos por segundo. À medida em que as pessoas vão vacinar, a gente vai abrindo novas vagas", finalizou. 

Módulos diferentes

A nova plataforma terá módulos diferentes. O registro das doses, no entanto, deverá ser feito por todos os municípios. O objetivo é agilizar o processo e fortalecer a transparência. 

Segundo o governo, a população poderá acompanhar as doses desde a chegada ao Estado até a distribuição e aplicação. A cada cinco minutos, os dados das prefeituras serão atualizados.

Diariamente, por volta das 18h30, será possível conferir a atualização do desempenho da vacinação no Espírito Santo. Atualmente, a plataforma utilizada pelo Ministério da Saúde leva cerca de seis horas para atualizar.

Parceria

O site foi criado pelo Laboratório de Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A implementação no Espírito Santo contou com uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). 

Folha Vitória/ Marcelo Pereira
Folha Vitória/ Marcelo Pereira
Folha Vitória / Marcelo Pereira
Folha Vitória / Marcelo Pereira

Agendamento em todo o Estado

Os moradores dos municípios que optarem por utilizar o site poderão verificar as vagas disponíveis, o local mais próximo e os horários da vacinação. 

Na primeira dose, a vacina que será aplicada não será divulgada para evitar que as pessoas escolham o imunizante. O comprovante também poderá ser impresso pelo sistema.

SMS para evitar atraso na segunda dose

Toda segunda-feira será enviado uma mensagem por SMS de alerta para quem estiver em atraso com a segunda dose. 

O governador Renato Casagrande destacou que a plataforma é uma maneira de dar mais transparência a gestão da campanha de vacinação contra a covid-19.

Outras vacinas e doenças em agosto

A plataforma também será utilizada para o acompanhamento de outras doenças e campanhas de imunização. "Temos outros vírus e doenças que estão presentes. A partir de agosto, a plataforma será utilizada para acompanhamento de outras doenças e outras vacinas", ressaltou.

Reforço na vacinação contra a gripe

O governador afirmou que, no sábado (10), cerca de 15 mil doses de vacinas contra a gripe serão aplicadas no município de Viana. A estrutura planejada junto ao município atenderá toda a Grande Vitória. 

Ainda de acordo com o governador, o Estado deve receber do Ministério da Saúde um milhão de doses da vacina contra a influenza na próxima semana. As doses vão fortalecer a aplicação nos municípios.


Pontos moeda