Geral

Cenário ferroviário para clipe musical em Domingos Martins

Os Carreteiros escolhem o Sítio ferroviário de Domingos Martins para gravação de clipe para maior divulgação da música “Seu Guarda”

O Sítio histórico ferroviário de Domingos Martins, localizado no Vale da Estação foi o palco escolhido para a gravação do clipe de divulgação da nova canção “Seu Guarda”, de autoria de Jean Filipe. “Escolhemos este lugar por ser histórico, uma vila tranquila e que tem muita história”, disse Ari Rosa com sua sanfona preta.

Foto: Sandra Cola
Os Carreteiros escolheram o sítio histórico ferroviário para gravar o clipe "Seu Guarda"

Ari Rosa é de Chapecó, em Santa Catarina e desde 1986 vive de música. Em 1995 chegou no Espírito Santo, contratado para tocar na Festa do Tomate em Caxixe Frio, Venda Nova do Imigrante. Gostou e fixou residência em Santa Isabel, Domingos Martins. Hoje, Os Carreteiros estão no município, mas fazem shows por todo o Brasil. Além de Ari na sanfona preta, tem Alfeu Rosa, voz e baixo, Fernando Brandão na bateria, Hudson de Paula no pandeiro e Mathias voz e guitarra, além do segurança e faz tudo, Leonir Rodrigues, que há 20 anos viaja com o grupo.

Desde novembro de 2021 os sucessos como “Caminhonete branca”, “Barquinho” e o “Gaiteiro Socador” estão nos Shows que voltaram, seja em festa de cidade, exposições ou rodeios, conta Ari Rosa. Mas o auge da pandemia foi difícil. “Corremos muito. Saia de carro com 500 Cd’s e pen drive e rodava o Estado de Norte a Sul, vendia e com isso íamos vivendo. Além disso cada um de nós arrumou uma ocupação. Nosso baterista trabalhava com cachepot de orquídea”.

Foto: Sandra Cola
A antiga Caixa d'água que abastecia a Maria Fumaça serviu de palco para a Banda Os Carreteiros

Saiba mais:

O sítio histórico ferroviário de Domingos Martins, da década de 1900, é composto pela estação Germânia, uma caixa de água que alimentava a Maria Fumaça e uma casa de turma que abrigava os trabalhadores da linha férrea Leopoldina. Um patrimônio histórico em ruínas. A Germânia era a porta de entrada e saída de passageiros e da riqueza do município. Por ela passava a economia, onde os comerciantes e produtores rurais transportavam seus produtos como café, farinha e feijão para a capital.

Muitos comerciantes compravam mercadorias para suas “vendas” como sal, charque, trigo, máquinas, canos e etc. A ferrovia também era utilizada como meio de transporte para passageiros que a utilizavam de Vitória ao Rio de Janeiro, passando por Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Araguaia, Matilde, Jaciguá, Cachoeiro e outras.

O sítio ferroviário do município de Domingos Martins, localizado no Vale da Estação é reconhecido como Patrimônio Cultural Ferroviário, nos termos da Lei 11.483, de 31 de maio de 2007. Esse reconhecimento é um tipo de procedimento que se aplica, exclusivamente, aos bens oriundos do espólio da extinta RFFSA, explicou o Iphan.

Pontos moeda