Geral

Arquiteto ganhador do Prêmio Ecologia 2013 fala sobre projeto sustentável

O arquiteto conquistou o prêmio na categoria Construção Civil, com o projeto de condomínio popular sustentável. Heliomar venceu por quatro anos

Heliomar Venâncio venceu na categoria Construção Civil por quatro anos Foto: TV Vitória

O vencedor do Prêmio Ecologia 2013, o arquiteto Heliomar Venâncio, falou sobre o projeto sustentável na manhã desta segunda-feira (11), no Programa Fala Manhã, da TV Vitória/ Record, apresentado pela jornalista Juliana Lyra. 

O arquiteto conquistou o prêmio na categoria Construção Civil, com o projeto de condomínio popular sustentável. “A pessoa tem um investimento inicial de pesquisa que traz um retorno a médio prazo para quem investe. Já para a natureza, esse retorno é imediato”, disse. 

Heliomar venceu por quatro anos o Prêmio Ecologia. “Eu sou muito empolgado com o Prêmio Ecologia porque ele valoriza pessoas que investem nessa área. Já tive a oportunidade de ganhar quatro vezes. No ano passado, foi justamente um condomínio na Serra onde foi feita uma pesquisa para sabermos o que implementar nele”, afirmou. 

Para esse ano, o arquiteto já está com outro projeto para concorrer ao Prêmio. “Nós temos uma casa com energia solar, conhecida como ‘energia do futuro'. Nós trouxemos para o Estado e fizemos uma construção e toda a energia dela foi transformada em energia elétrica”, disse. 

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 12 de setembro, na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) na Gerência de Educação Ambiental (GEA), de 9 horas às 12 horas e de 13 horas às 17 horas. 

Mais informações podem ser obtidas no edital no site do Iema ou por meio da Comissão Organizadora do Prêmio Ecologia 2014 pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (27) 3636-2551.

O prêmio

O Prêmio Ecologia é uma iniciativa da Seama e do Iema em parceria com a Rede Vitória de Comunicação para promover o reconhecimento e incentivo a Pesquisas, Projetos, Atividades, Obras e Empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Espírito Santo. 

De 1999 até 2013, mais de dois mil trabalhos já foram inscritos no Prêmio Ecologia e mais de 100 foram premiados. Por meio desse evento, espera-se promover a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da população e a saúde do planeta.

Pontos moeda