Geral

Bairros de Vitória terão mais 2 mil vagas em rotativo

A primeira área a receber os parquímetros será o entorno da Leitão da Silva, com 354 vagas de rotativo, devido à entrega da primeira etapa de ampliação da avenida

Sistema de estacionamento rotativo otimiza o espaço público e facilita a vida dos motoristas Foto: Divulgação/Prefeitura/Douglas Schneider

Com o objetivo de garantir ao maior número de pessoas o acesso às vagas de estacionamento nas ruas, o rotativo será ampliado na capital. Os parquímetros otimizaram o espaço público no Centro, na Praia do Canto e em Santa Lúcia e, com isso, chegaram pedidos de outras comunidades para receber o sistema. 

Ao todo, serão criadas cerca de 2 mil vagas de rotativo na região da Leitão da Silva, Parque Moscoso, Vila Rubim, Cidade Alta, Bento Ferreira (na região dos restaurantes e nas redondezas da Prefeitura) e Enseada do Suá (entorno do Tribunal de Justiça) até setembro de 2016. 

A primeira área a receber os parquímetros será o entorno da Leitão da Silva, com 354 vagas de rotativo, devido à entrega da primeira etapa de ampliação da avenida. As ruas de acesso à via passarão a ter os equipamentos: rua Dr. Eurico de Aguiar (1ª e 2ª quadra), rua Arnaldo Magalhães Filho (1ª e 2ª quadra), rua Olímpio Lírio (1ª e 2ª quadra), avenida Rio Branco (1ª e 2ª quadra), rua Misael Pedreira (1ª e 2ª quadra), rua Elias Tommasi Sobrinho, rua Desembargador Gilson de Mendonça (1ª quadra), rua Constante Sodré (1ª e 2ª quadra), rua Frederic Lagassa (perto da rua Eurico de Aguiar) e rua Carlos Alves.

Outras regiões que receberão parquímetros

As outras áreas programadas para receber o estacionamento rotativo são: região do Parque Moscoso, com previsão de ter 153 vagas com parquímetros em seis ruas; região da Vila Rubim, onde cerca de 120 vagas terão parquímetros em duas ruas; região da Cidade Alta, onde haverá 494 vagas em 12 ruas; e região de Bento Ferreira e Enseada do Suá, com cerca de 780 vagas distribuídas em 12 ruas.

Ao todo, serão quase 2 mil vagas com parquímetros. Atualmente, há 2.999 vagas no sistema de estacionamento rotativo distribuídas nos bairros Praia do Canto, Santa Lúcia e Centro.

Participação popular

Segundo o subsecretário de Trânsito, Fernando Repinaldo, a antecipação do cronograma para aumento do número de vagas dentro do sistema de estacionamento rotativo, que já estava previsto desde o início da licitação, deu-se em virtude da demanda da população nos locais com condições técnicas de receber esse tipo de equipamento. 

"Todas as regiões que receberam parquímetros ou estão na previsão de receber passaram por avaliações técnicas e tiveram apoio da maioria da população que reside ou tem comércio no local", explicou Repinaldo.

Fernando ressalta ainda que o principal objetivo da instalação do sistema de estacionamento rotativo é democratizar o espaço público. "Onde há muita disputa por estacionamento, é comum que uma vaga fique ocupada o dia inteiro pelo mesmo carro. Com o rotativo, um carro só poderá permanecer no mesmo local por até três horas, obrigando a vaga a ficar disponível ao longo do dia para outro veículo. Por isso, nas áreas onde o parquímetro já foi instalado, os usuários e comerciantes estão satisfeitos e agora essas regiões sempre têm vagas disponíveis para estacionar".

Pontos moeda