Geral

Nova atualização do Instagram permite imagens retangulares, na vertical ou horizontal

Até então, a rede social só permitia o compartilhamento de imagens quadradas, o que levava os usuários a usarem outros aplicativos que adicionavam bordas às fotos

A atualização para Android e iOS será disponibilizada para todos até o final do dia Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (27), o Instagram anunciou que em sua nova atualização, será permitido o registro de fotos e publicação de fotos e vídeos em formato retangular, vertical (retrato) e horizontal (paisagem).

Até então, a rede social só permitia o compartilhamento de imagens quadradas, o que levava os usuários a usarem outros aplicativos que adicionavam bordas brancas às fotos. 

A atualização dos aplicativos para os sistemas Android e iOS será disponibilizada para todos até o final do dia. No entanto, a empresa não disse se a versão para Windows Phone também será modificada. 

"O formato quadrado foi e sempre será parte importante do que é o Instagram", escreveu a empresa por meio de comunicado. "No entanto, colocamos a história visual que as pessoas querem contar em primeiro lugar e queremos tornar mais simples compartilhar esses momentos", completou. 

Além disso, as proporções das imagens também passam a ser variáveis. O usuário pode recortar a imagem manualmente, entre os formatos 1.91:1, o mais chato, até 4:5, que é o mais próximo do quadrado. O modelo padrão continuará sendo o quadrado. 

Para alterá-lo, ao escolher a foto o usuário deve clicar na opção de formato (um ícone que ficará no canto inferior esquerdo), acima das imagens da galeria. 

As imagens capturadas por meio da função da câmera do app também podem ser divulgadas em formatos novos. O único lugar do aplicativo onde a foto quadrada continuará reinando é na visualização de um perfil no modo "grade". 

Pontos moeda