Geral

Trem de ouro nazista é encontrado na Polônia

A principal questão a ser resolvida é a exigência, por parte dos homens que alegam ter descoberto o trem, de 10% do valor de tudo o que estiver nele

A informação foi confirmada por Piotr Zuchowski, chefe do Patrimônio Nacional da Polônia Foto: R7

Um trem de ouro nazista foi encontrado em Walbrzych, na Polônia. Homem que ajudou a escondê-lo, no final da Segunda Guerra Mundial, revelou sua localização no leito de morte.

A informação foi confirmada por Piotr Zuchowski, chefe do Patrimônio Nacional da Polônia, acrescentando que autoridades polacas tinham evidências a respeito da existência do trem devido a uma fotografia tirada com um radar de penetração no solo. Ele disse ainda que a imagem - embora embaçada - mostrou a forma de uma plataforma de trem e canhões.

Zuchowski afirmou que essa era uma descoberta "sem precedentes" e que não sabia informar o que estava dentro do trem.

— Provavelmente equipamento militar, mas, talvez, jóias, obras de arte e documentos de arquivo.  Chefe do Patrimônio Nacional informou que tudo será devolvido aos legítimos donos, caso eles sejam localizados.

A principal questão a ser resolvida é a exigência, por parte dos homens que alegam ter descoberto o trem, de 10% do valor de tudo o que estiver nele.

Autoridades apelam para que pessoas que estão em busca do trem, parem com isso, já que, de acordo com informações do homem que ajudou a escondê-lo, há a possibilidade de haver explosivos no local.

Histórias difundidas na região apontam que, durante a Segunda Guerra, presos em campos de concentração foram obrigados a construir túneis que serviriam como área estratégica para os nazistas.