Geral

Após protesto de artistas, Trump decide não participar de Prêmio Kennedy

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Casa Branca anunciou neste sábado que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, decidiram não participar de eventos em homenagem os ganhadores dos prêmios concedidos pelo Kennedy Center deste ano.

Os presidentes e as primeiras-damas anteriores a Trump ofereceram jantares aos homenageados na Casa Branca e participaram do baile de gala da premiação, que costuma ocorrer em dezembro. O prêmio é concedido pelo John F. Kennedy Center for the Performing Arts desde 1978 a artistas ou grupos pela contribuição para a cultura americana.

O comunicado que anunciou a decisão diz que o presidente "vai permitir que as homenagens ocorram sem qualquer distração política". "Estendemos nossos mais sinceros parabéns e bons desejos a todos os ganhadores deste anos", adicionou a nota.

A decisão ocorreu um dia depois de todos os membros do Comitê Presidencial de Artes e Humanidades pedirem demissão, em protesto contra as controversas opiniões de Trump a respeito de atos da extrema-direita em Charlottesville, na Virginia, que deixaram um morto e mais de 30 feridos no final de semana passado.

Pontos moeda