Geral

Caminhão interativo conta as curiosidades e a história da Língua Portuguesa

Entre 17 e 20 de agosto, o Caminhão da Língua Portuguesa estará em Vitória. A exposição é gratuita e aberta ao público

O caminhão da Língua Portuguesa chegou à Vitória. A exposição interativa sobre rodas chegou na Capital nesta quinta-feira, 17, e está localizada na Praça no Papa, Enseada do Suá. A visita é gratuita e aberta ao público. Depois de Vitória, quem vai receber a visita do caminhão é Linhares.

A exposição trata-se de uma mostra com as curiosidades e as diversas atividades relacionadas ao nosso idioma. Nos dias 17 e 18, das 8h30 às 17h30, a abertura é exclusiva para escolas com visitas guiadas. No sábado e no domingo, dias 19 e 20, a exposição estará aberta ao público em geral das 10h às 19h.

Utilizando um caminhão, a exposição tem 300 metros quadrados e permitirá que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal. A exposição também vai explicar as curiosidades sobre expressões comuns deste idioma. Umas das atrações é mostra e explica o significado de expressões que utilizamos no dia a dia como por exemplo 'bicho de sete cabeças', 'as paredes têm ouvidos', 'pôr a mão no fogo' e tantas outras.

O projeto fará com que os visitantes mergulhem na cultura e na arte dos países que falam o idioma português.

“Recebemos com grande entusiasmo o Caminhão da Língua Portuguesa em nossa região. Este projeto da EDP, de grande sucesso onde passa, já recebeu quase 4 mil visitas, e segue disseminando a importância de valorizar o nosso patrimônio cultural”, ressalta João Brito, diretor da EDP Espírito Santo


Atrações:

O espaço interno do Projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa:

‘Manifesto’: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.

‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.

‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.

´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: Mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.

‘Letra por Letra’: O visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Do Museu da Língua Portuguesa, para Vitória, de Vitória para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

‘Recite seu Poema’: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

Área externa: As atividades da área externa promoverão cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira ‘Palavra Encantada’ e ‘Língua: Vidas em Português’. O painel ainda reproduzirá informações sobre o percurso da exposição com um infográfico, com o número de pessoas que já passaram pelo projeto itinerante e as cidades percorridas.

Agenda da exposição itinerante em Vitória
Energia da Língua Portuguesa
Local: Praça do Papa
Período: 17 a 20 de agosto (Nos dias 17 e 18, das 8h30 às 17h30, abertura exclusiva para escolas com visitas guiadas. E em 19 e 20 de agosto, a exposição estará aberta ao público em geral, das 10h às 19h).
Pontos moeda