Com mão de obra local, a construção do shopping no centro de Guarapari deve começar em dezembro
Na próxima segunda (13), o empreendimento passará novamente pelo Conselho Municipal do Plano Diretor de Guarapari (CMPDG) após modificações
A apresentação Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) na noite de ontem (09) finalizou mais uma etapa para a construção do Shopping Absolute Town Mall e Residence, na área do antigo Estádio Davino Mattos no centro de Guarapari. Apesar de já ter sido apresentado ao CMPDG, o EIV voltará para uma nova apresentação por ter havido alterações no projeto.
Com a nova aprovação do EIV, o projeto volta às mãos da prefeitura para que a mesma libere a licença para o início da construção. O engenheiro civil responsável pelo empreendimento, Fabrício dos Santos, contou que as obras devem iniciar em dezembro deste ano e que a mão de obra será toda local. “Vamos começar as obras com cerca de 100 pessoas a partir do primeiro semestre de 2019. Em dezembro, vamos começar a limpeza do terreno e colocar os tapumes. Para isso, precisamos da aprovação dos projetos de arquitetura, estrutural e os complementares, além da licença ambiental”.
Segundo Fabrício, após um estudo mais detalhado foi necessário tirar o subsolo, onde ficaria a garagem, por causa dos lençóis freáticos. “Também foram modificadas as torres, agora são quatro residenciais e uma abrangendo o hotel e as salas comerciais em dois pavimentos”.
O arquiteto responsável pela construção, Sandro Pretti, explicou as modificações e o porquê delas. “Houve uma necessidade de diminuir as salas comerciais e os apartamentos do hotel porque a cidade não comportava a ocupação. O prédio que era só comercial e tinha 200 salas, virou misto. São 108 salas comerciais e 126 apartamentos de hotel. O outro prédio que tinha 236 apartamentos de hotel passou a ser um edifício de apartamentos, quarta e sala e dois quartos. Serão três torres residências voltadas para dentro da cidade com dois pavimentos acrescidos na altura e 18 pavimentos cada uma. No shopping terão dois pavimentos duplos para ter menos deslocamento vertical”.
De acordo com Sandro, o impacto será menor na cidade e o destaque do projeto é a arquitetura. “O prédio é diferenciado e vai mudar a paisagem de Guarapari, vai ficar mais moderno. Vai melhorar a cidade aos olhos de todos. Terá um jardim vertical com área verde em volta do empreendimento que amenizará o impacto visual da construção na rua”, detalhou.
Sobre as lojas do entorno do local, o advogado da Alfa Construtora, Marco Antônio Gama, falou que a obra irá iniciar com proteção no local sem afetar os lojistas até a decisão da justiça sobre a saída dos mesmos. “Assim que for aprovado pela prefeitura, temos condições de iniciar a obra mesmo com as lojas”, contou acrescentando que a disputa pela propriedade do campo acabou, e mesmo se a outra parte entrar com recursos, nenhum deles terá efeito suspensivo.
Pela prefeitura, a secretária de Análise e Aprovação de Projetos, Milena Ferrari, disse que no depender do executivo, os procedimentos estão todos sendo concluídos. “O projeto sendo aprovado pelo Conselho na segunda-feira, ele volta para nós para finalizarmos a aprovação e pedir o licenciamento”, relatou.