Geral

ID Jovem: como conseguir e quais os benefícios?

Documento garante meia-entrada em eventos e até mesmo passagens gratuitas a jovens de 15 a 29 inscritos no Cad-Único

Para garantir aos jovens com menos de 30 anos acesso benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, existe a Identidade Jovem ou ID-Jovem. Não é necessário ser estudante para ter acesso aos benefícios do ID-Jovem, sendo obrigatório atender aos requisitos do projeto. Confira:

Eu posso ser beneficiado?

Para obter uma ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, ser pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Não é preciso ser estudante para ser beneficiário.

Para incluir ou atualizar os dados, e não ficar de fora, é necessário buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Ainda é importante saber o Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado em no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Quais as vantagens?

Cultura, Lazer e Esporte

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

Transporte

São reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros

Onde devo ir para ter minha ID Jovem?

Para obter o documento, acesse a página oficial do sistema e preencha dados como nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone e NIS. É preciso, por fim, anexar uma foto.