Geral

'A derrota é que mostra quem de fato é empreendedor', diz Marcus Buaiz durante simpósio em Vitória

Empresário abordou o tema "Os Desafios de Empreender" durante o evento, realizado na noite desta terça-feira no auditório da Fucape

Foto: Acácio Rodrigues
Marcus Buaiz participou de um bate-papo com alunos da Fucape, na noite desta terça-feira

O empresário Marcus Buaiz participou de um bate-papo com alunos da Fucape, em Vitória, na noite desta terça-feira (13), durante o 16º Simpósio Fucape de Produção Cientifica. Durante o evento, o empresário, que é membro do conselho do Grupo Buaiz, sócio e presidente do conselho da Spark, sócio e membro do conselho da BR Sports e sócio e membro do conselho da Ronaldo Academy, abordou o tema "Os Desafios de Empreender" e falou um pouco sobre sua história profissional. 

"Costumo dizer que, quando venho para esses bate-papos, eu costumo sair mais inspirado do que inspirar. Não tenho a prepotência de achar que vou ensinar nada para alguém. Acho que essa troca de experiências, para mim, é uma experiência positiva", afirmou.

Graduado em Administração de Empresas, Marcus Buaiz possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é sócio e CEO da Agência ACT10N.

"As coisas mudaram muito. A comunicação é um dos investimentos que a gente vem fazendo, exatamente nessa área (digital). O objetivo desse encontro é sempre contar um pouco da história que eu vivi e contar uma atualização do que eu tenho vivido, mostrando o quanto eu tive que recalcular a minha rota, em muitos momentos, e que na verdade a gente aprende com as derrotas. As vitórias são apenas parte de uma história. A derrota é que fortalece e mostra quem de fato é empreendedor e quem de fato sabe empreender. Costumo dizer que os sensatos se adequam ao mundo, e os insensatos tentam adaptar o mundo a nós. E assim são os empreendedores", disse Marcus Buaiz.

Acácio Rodrigues
Acácio Rodrigues
Acácio Rodrigues

Neto de Américo Buaiz, que iniciou os trabalhos do Grupo Buaiz, Marcus tem o avô como maior referência profissional.

"Para mim, ele foi o maior empresário que já tive contato na minha vida. É o destino, mas lamento muito por não ter meu avô comigo depois que construí minha história. Tentei empreender e, naturalmente, sair daqui (do Espírito Santo). Tenho muito orgulho da minha família, mas eu precisava sair daqui para fazer a minha história. E nessa eu constituí a minha família", revela.

Atualmente morando em São Paulo, Marcus acredita que sua ideia de explorar o mercado fora do Espírito Santo fez valer o que tinha em mente à época.

"Eu brinco que São Paulo é um país dentro do Brasil. Os melhores de cada estado estão lá buscando seu espaço. Tem sido uma grande experiência, estou longe de estar onde eu gostaria, mas eu acho que estou no caminho certo".

Durante o encontro, o empresário apresentou o que descreve como aprendizado do dia-a-dia.

"O mundo é altamente mutável. Cada momento tem uma novidade, mas posso dizer que amo o que eu faço. Acho que essa é a grande mensagem: feliz quem faz o que ama. E eu tenho buscado a cada dia, a cada momento, construir isso na minha vida. O que me move é entreter. Eu amo entretenimento e o entretenimento me ensinou que eu podia colocar em prática meus sonhos e transformá-los em realidade. E assim eu tenho caminhado. Assim eu tenho feito e assim eu pretendo continuar".

Especializado em Marketing, Marcus Buaiz é enfático ao dizer a importância dessa formação em sua carreira.

"Mil por cento. Costumo dizer que a grande escola é a escola da vida. Posso dizer que todo o aprendizado que tive no meu caminho de vida foi bem importante, mas o marketing me fortaleceu. MBA me trouxe prática com teoria, e é o que eu sempre quis buscar", destacou.

Refletindo sobre tudo o que já viveu, o empresário lembra de um episódio que teve de passar aos 17 anos.

"Eu falo um pouco do início da minha vida e o primeiro momento que eu tive que negociar foi convencer meu pai e meu avô a participar, a estagiar dentro da empresa. Acredito que esse formato, quero que assim seja com os meus filhos. Vou tentar unir essa questão dentro de casa, unir a prática e a teoria. É a melhor forma de aprender", ressaltou.

O evento

O 16º Simpósio Fucape de Produção Cientifica foi realizado no auditório da unidade de ensino e trouxe um debate sobre Educação e Inovação, além dos desafios de empreender no mundo dos negócios. O evento contou ainda com a participação do também empresário Léo Carraretto, co-fundador da WIS e do Radar Digital e também embaixador da Singularity University e Líder do Chapter da SU em Vitória. Na ocasião, o especialista em marketing digital palestrou sobre "A revolução da aprendizagem: um salto para inovação".

O simpósio, que teve como tema central “Educação Como Instrumento de Inovação”, é um incentivo à produção de pesquisas, ideias e reflexão sobre as ciências empresariais, criando um espaço para apresentação e discussão de conhecimentos nas áreas de Administração, Economia e Contabilidade e correlatas.

O evento, que acontece anualmente e reúne alunos da comunidade acadêmica e profissionais do Espírito Santo e do Brasil, permite a apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas pelos estudantes da instituição.

Pontos moeda