Geral

Baixo Guandu combate a infestação de pernilongos

Lagoas foram aterradas,limpeza de galerias e bocas de lobo foram realizadas visando combater o mosquito culex

Foto: internet

Em razão de uma série de reclamações de moradores de bairros do município de Baixo Guandu especialmente da margem direita do rio Guandu,dando conta da presença incomum de pernilongos nas residências a Vigilância em Saúde e as Secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além do SAAE, estão desenvolvendo há duas semanas um trabalho para eliminar focos do mosquito culex, conhecido popularmente como pernilongo.

Os bairros mais afetados são os de Santa Monica, Vila Kennnedy, São Pedro, Valparaíso, Residencial Baim e Residencial Ricardo Holz.

A secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, explicou que duas pequenas lagoas localizadas próximas ao Residencial Baim, e uma outra lagoa foi aterrada na área de uma indústria que lida com couro e foi feita também limpeza em galerias e bocas de lobo em vários bairros onde o problema do pernilongo era mais evidente.

Representantes das várias secretarias envolvidas no combate aos focos do pernilongo fizeram uma reunião de avaliação, optando por continuar com este trabalho preventivo.

O ciclo de vida do culex, ou pernilongo, é de 35 dias e a tendência, com a eliminação dos principais focos, é diminuir muito a presença do mosquito em áreas residenciais, causando desconforto aos moradores.

Pontos moeda