Geral

Grupo protesta em Vitória contra corte de verbas na educação federal

Parte do grupo se concentrou no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, e outras parte, nas proximidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara

Foto: Laércio Campos/TV Vitória

Um grupo de manifestantes realizaram um ato público em Vitória, na noite desta terça-feira (13), contra a redução de verbas na educação federal. Parte do grupo se concentrou no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, e outras parte, nas proximidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara.

Por volta das 18 horas, os dois grupos, formados por professores e estudantes das duas instituições de ensino, iniciaram uma carreata, com destino à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na Enseada do Suá. O grupo que saiu da Ufes interditou parcialmente o trânsito nas avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha. Já o que saiu do Ifes ocupou duas faixas das avenidas Vitória e César Hilal.

Os dois grupos se encontraram na Avenida Jones dos Santos Neves e seguiram juntos até a Praça da Ciência, na Praia do Canto. Logo depois, caminharam em direção à Assembleia Legislativa, ocupando totalmente uma pista da Avenida Américo Buaiz.

Durante todo o trajeto, os manifestantes gritavam palavras de ordem e carregavam faixas e cartazes com mensagens em alusão ao Governo Federal e à educação no Brasil. O ato faz parte do movimento de Greve Nacional da Educação e é contra o Projeto de Lei "Future-se", do Ministério da Educação (MEC), e contra a reforma da Previdência.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Ufes informou que as atividades acadêmicas e administrativas funcionaram normalmente nesta terça-feira. Sobre a manifestação, a universidade informou que a adesão ao movimento de professores e estudantes é voluntária e individual.

Já o Ifes informou que não houve paralisação das atividades em virtude da paralisação e que respeita o direito a greve. Disse ainda que a adesão à manifestação é de posicionamento individual do servidor.

Pontos moeda