Geral

Novo laudo da Polícia Civil aponta mais irregularidades de concessionária de energia

Foi confirmado nas investigações, que o aumento na conta de energia dos capixabas ocorreu devido ao aquecimento no fornecimento de carga elétrica

Foto: Folha Vitória

A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (20), o segundo laudo realizado nas investigações sobre as possíveis irregularidades da concessionária de energia elétrica, EDP/Escelsa, onde foi detectado mudanças nas normas de abastecimento que ocasionaram o aumento na cobrança aos usuários. 

Segundo informações da assessoria do deputado estadual Vandinho Leite, responsável pela denúncia, o aumento na conta de energia ocorreu devido ao aquecimento no fornecimento de carga elétrica. A substituição de cabos de cobre de 25mm² para alumínio de 16mm², a instalação do sistema BTZero e a mudança do local do relógio da entrada da casa para o poste, foram os principais responsáveis pelos danos ao consumidor.

Foi confirmado nas investigações, que o aumento na conta de energia dos capixabas ocorreu devido ao aquecimento no fornecimento de carga elétrica. A substituição de cabos de cobre de 25mm² para alumínio de 16mm², a instalação do sistema BTZero e a mudança do local do relógio da entrada da casa para o poste, foram os principais responsáveis pelos danos ao consumidor.

Em nota, o deputado ainda explicou que existe diferença entre esse sistema de telemedição e o sistema tradicional. Quanto mais distante do poste, maior a perda e maior a conta de energia. 

"Isso não é justo para o contribuinte, especialmente se tratando de comunidades de baixa renda. A EDP tem uma serie de normas próprias para o sistema BTZero. O laudo da Polícia Civil diz que ela esta descumprindo essas normas. Isso é corrupção! Eu vou encaminhar essa denúncia para a Polícia Federal. Não devemos aumentar a conta dos consumidores em cima de fraudes”, destacou. 

CPI

Em julho, o parlamentar entregou ao Ministério Público, mais de 3,5 mil assinaturas reivindicando a apuração das possíveis irregularidades da empresa portuguesa. 

O outro lado

Em nota, a EDP reiterou que o sistema de medição centralizada, que é chamado de BTZero pela Concessionária, é um sistema regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e utilizado por diversas concessionárias do Brasil. A empresa ainda esclareceu que os cabos e materiais utilizados tem diversas espessuras consoante as necessidades técnicas e são dimensionados para atender adequadamente cada unidade consumidora, conforme padrões e normas técnicas.

"As medições instaladas são devidamente homologados e que o faturamento de energia elétrica atende ao disposto pela regulamentação específica, que prevê a redução dos valores medidos de energia elétrica devido ao fato dos medidores estarem instalados nos postes, não onerando o consumidor final", pontuaram.

"A EDP destaca que cumpre detidamente com toda regulamentação do setor elétrico e por se tratar de uma concessionária de serviço público, segue todas as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e demais normas aplicáveis, bem como somente utiliza medidores e sistemas de medição homologados pelo Inmetro, atendendo o que prevê o seu Contrato de Concessão e o que rege a própria União, preservando sempre pela excelência na prestação do serviço de distribuição de energia elétrica para os consumidores da área de concessão. A EDP reitera que está sempre à disposição dos órgãos competentes para demais esclarecimentos que se façam necessários". 

Pontos moeda