CORONAVÍRUS

Geral

VÍDEO | Paciente do Espírito Santo pode ter sido o primeiro caso de coronavírus do Brasil, diz secretaria de Saúde

De acordo com o último boletim, o Estado já soma mais de 93 mil casos confirmados da doença e 2.764 mortes por coronavírus

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, concederam entrevista coletiva nesta terça-feira (11), para atualizar informações sobre o combate à covid-19 no Espírito Santo.

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, foram identificados anticorpos da covid-19 numa paciente de Guarapari, no dia 11 de fevereiro, antes do primeiro registro oficial de casos de coronavírus no Espírito Santo e no Brasil.

Segundo as investigações da Secretaria de Saúde, a mulher não viajou para o exterior, mas apresentou os sintomas respiratórios. O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde.

"Caso de capixaba identificado em fevereiro, por enquanto, é o primeiro do Brasil", diz Nésio 

As investigações apontaram que a paciente de Guarapari pode ter sido a primeira do Brasil a testar positivo para a doença. Porém o caso ainda segue em análise.

"Nós estamos de fato com um caso registrado anterior ao primeiro caso do País. Existem relatos de outros casos em outro Estados também. Nós iremos estabelecer com o Ministério da Saúde um alinhamento das investigações dos casos anteriores ao dia 26 de fevereiro para que a gente consiga, de fato, reconhecer qual foi o primeiro caso do País. Investigações que já estão em andamento podem apontar outros casos anteriores a esse no Espírito Santo. Ao longo das investigações essa informação será atualizada e devemos encontrar casos anteriores", disse o secretário.

Casos de reinfecção

Ainda segundo Nésio, o Estado também investiga casos de possível reinfecção por coronavírus no Espírito Santo.

Segundo o secretário, 21 pacientes apresentaram dois resultados positivos para doença num intervalo de tempo de 30 dias. Em quatro desses pacientes foram feitas novas investigações que resultaram em 3 casos descartados e 1 inconclusivo para reinfecção.

As investigações continuam, e a secretaria prevê novos estudos para uma coleta de dados mais claras.

Testagem na população indígena

Segundo o subsecretário Reblin, a secretaria prevê nos próximos meses um modelo estatístico para testagem em professores e estudantes, visando a volta das atividades presenciais nas escolas. Além disso, a Sesa também realiza estudos para uma testagem na população indígena, na forma como é realizado o Inquérito Sorológico em outras regiões do Estado.

Período de transição

O secretário Nésio revelou ainda que o mês de agosto é um período de transição e de preparação para a retomada das atividades presenciais nas escolas. Ele afirmou que a data para a volta às aulas ainda não foi definida, mas o Estado trabalha com a projeção de chegar no mês de setembro com um número menor de óbitos e de casos confirmados da doença, possibilitando uma retomada de mais atividades.

Comportamento da doença no interior do ES

Cidades do interior do Estado já apresentam mais mortes e mais casos confirmados do que os números da Grande Vitória. Segundo Nésio, os dados apontam que o comportamento da doença no interior aconteceu de forma 'retardatária'.

Situação ainda é de alerta

Nésio afirmou que a pandemia ainda está forte no Espírito Santo e que o momento é de cautela e de alerta. "Não temos uma consolidação da normalidade", reforçou o secretário.

Expectativa de queda

O secretário também afirmou que a expectativa, com base nos dados do comportamento da doença, é de que nos meses de setembro e outubro o Estado apresente quedas expressivas nos números de óbitos e de casos. No interior do Espírito Santo a persistência da doença deve prevalecer por mais tempo.

Confira a entrevista completa:






Pontos moeda