CORONAVÍRUS

Geral

Esperança: homem de 104 anos se recupera do coronavírus e emociona equipe médica

O quadro clínico de José Barcelos Rangel preocupava médicos e enfermeiros que conviviam com ele diariamente

Foto: Divulgação/ Secom

Mais uma história de superação ganhou um final feliz no Espírito Santo. Desta vez, o protagonista é José Barcelos Rangel, de 104 anos, que recebeu alta nesta terça-feira (4), após passar 15 dias internado. Ele saiu do hospital ao som dos aplausos da equipe que acompanhou a evolução do quadro clínico e agora é considerado um dos pacientes mais velhos a se recuperar do novo coronavírus no estado.  

Apesar do quadro preocupante, a recuperação surpreendeu todos os profissionais de saúde do Hospital Geral de Linhares (HGL). A alta de José ocorre após um idosa, de 109 anos, também se recuperar da doença e receber alta. 

Por ser portador do mal de Alzheimer, o quadro de José preocupava médicos e enfermeiros que conviviam com ele diariamente. O médico que cuidou do idoso, Bruno Simões, explica que ele chegou ao hospital com muita tosse e saturação baixa. Ao realizar os testes para covid-19, José recebeu resultado positivo. 

"Ele foi internado em julho e necessitou de oxigênio contínuo. Levou muita apreensão em toda a equipe, porque a gente achou de fato que ele não suportaria, tamanha a gravidade do quadro. Para nossa surpresa e felicidade, ele, depois de 15 dias, está indo para casa", comemora o médico.

Para os familiares do idoso, a recuperação é um milagre. A neta Ivânia Barcelos Carvalho, que é técnica de enfermagem, se emociona ao falar sobre da recuperação. "Primeiramente, eu agradeço a Deus, porque eu considerava a cura do meu avô um milagre realmente, à equipe do Hospital Geral de Linhares e também a todos os familiares e amigos, que se uniram em corrente de oração", escreveu. 

O secretário municipal de Saúde do município, Saulo Rodrigues Meirelles, destacou o trabalho das equipes de saúde para a recuperação do paciente. "Desde o seu internamento, passaram-se 15 dias de muita luta, dedicação e fé. Hoje, em clima de comemoração e de muita emoção, ele finalmente volta para casa curado. O esforço e a dedicação dos profissionais de todas as áreas do HGL vêm fazendo a diferença nesta luta contra o coronavírus", celebra. 

Pontos moeda