CORONAVÍRUS

Geral

Inquérito sorológico: resultado parcial indica pelo menos 212 novos casos de covid-19 na GV

As informações foram divulgadas pelas prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Resultado final da segunda etapa do estudo, com os 13 municípios participantes, ainda será divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde

Foto: Divulgação

Pelo menos 212 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus na Grande Vitória durante a segunda etapa da segunda fase do inquérito sorológico, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As informações parciais foram divulgadas pelas próprias prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

A segunda etapa desta fase do estudo teve início na última segunda-feira (10) e terminou nesta quarta (12). As prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica divulgaram as informações referentes aos três dias. Já a da Serra divulgou a parcial apenas dos dois primeiros dias de testagens.

Na capital, 520 testes rápidos para a detecção de anticorpos do coronavírus foram feitos entre segunda e esta quarta-feira. Ao todo, 24 apontaram resultado positivo.

Em Vila Velha, nos mesmos três dias foram realizados 588 testes, sendo que 72 moradores do município testaram positivo para a covid-19. 

Em Cariacica, foram visitadas 520 residências e feitas 555 testagens. Desse total, 30 testes acusaram positivo, sendo que seis pessoas afirmaram ter apresentado sintomas da doença. 

Já na Serra, foram aplicados testes em 521 residências, sendo registrados 86 casos positivos do coronavírus.

A Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, ainda vai fechar os dados do inquérito e divulgar seu resultado. A expectativa é saber se se a taxa de prevalência da covid-19, que mede a contaminação entre a população, continua em queda no Espírito Santo.

Ao todo, as testagens foram feitas nos 13 municípios que participaram da etapa anterior: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. O inquérito permitirá conhecer a prevalência da doença no Estado e tornará evidente a forma como ela se dissemina. A expectativa da Sesa era realizar cerca de 7,8 mil testes nessas cidades. 

O inquérito sorológico teve início no Espírito Santo em maio. Desde então, foram realizadas quatro etapas de uma primeira fase, que, ao final, mostrou que quase 400 mil capixabas ou residentes do estado tiveram contato com o coronavírus, chegando a 9,6% da população. 

Já a segunda fase do inquérito começou no final de julho e teve o resultado da primeira etapa divulgado no dia 3 deste mês. A pesquisa apontou uma redução na chamada taxa de prevalência, que é a contaminação entre a população. No final de junho, essa taxa era de 9,6% e passou para 6,52%. O inquérito estimou, nessa última etapa, que 262.016 capixabas tiveram contato com o novo coronavírus.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda