CORONAVÍRUS

Geral

Sobe para 748 o número de infectados pelo novo coronavírus em asilos do ES

Em uma semana, foram registrados 34 novos casos. Já o número de idosos dessas instituições que morreram em decorrência da covid-19 chegou a 66

Foto: Pixabay

Mais 34 casos de contaminação pelo novo coronavírus foram registrados em asilos no Espírito Santo, em uma semana. Com isso, já são 748 casos confirmados de covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) no estado. A constatação é do relatório semanal elaborado pelo Centro de Apoio Cível e Defesa da Cidadania (CACC), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O boletim foi finalizado na última sexta-feira (07).

Ainda de acordo com o relatório, do total de infectados, 412 são pessoas idosas que residem nos asilos, e os outros 336 são empregados desses estabelecimentos. Com relação aos novos casos registrados entre o levantamento anterior, realizado no dia 31 do mês passado, e o mais recente, 21 são de idosos e 13 de funcionários.

Já o número de mortes de idosos que permaneciam nessas instituições passou de 64 para 66. Os dois novos casos foram registrados nos municípios de Serra e Afonso Cláudio, que apresentou o primeiro óbito.

Ainda de acordo com o MPES, as cidades da Grande Vitória com o maior número de idosos que moram nos asilos e que estão infectados com o novo coronavírus são Vila Velha (95 casos), Vitória (61), Serra (48) e Guarapari (22). Já no interior, os municípios com os maiores registros são Colatina (30), Alegre (26) e Cachoeiro de Itapemirim (18). Além disso, Vila Velha e Vitória concentram o maior número de óbitos de idosos residentes nas instituições, com 20 e 12 casos, respectivamente.

Já os municípios de Ecoporanga e São José do Calçado apresentaram casos confirmados de residentes pela primeira vez, sendo que Ecoporanga se destacou com 13 casos de residentes e oito de profissionais.

O levantamento é elaborado pelo CACC, por meio das informações registradas pelos asilos em formulário eletrônico disponibilizado pelo Ministério Público Estadual. O CACC possui registro de 94 instituições que respondem ao formulário, divididas em 36 municípios do Estado, sendo duas unidades públicas, 37 filantrópicas e 55 com fins lucrativos. Do total, apenas 25 não reportaram contaminação entre idosos ou trabalhadores até 7 de agosto.

Confira o relatório!

Pontos moeda