Geral

Após água amarelada atingir 32 bairros, Cesan promete normalizar serviço na tarde desta terça-feira

Segundo a companhia, problema atinge cerca de 170 mil pessoas na Grande Vitória. Recomendação da Cesan é que a água seja descartada

Foto: Montagem / Folha Vitória

Desde a noite de domingo (22), moradores da Grande Vitória têm reclamado da qualidade da água que chega até suas torneiras. Em muitos casos, o líquido tem vindo com uma cor mais escura, em tom amarelado ou marrom.

Por meio de nota, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) explicou que o problema começou após a suspensão do fornecimento de água para parte da Grande Vitória, no último fim de semana.

Segundo a Cesan, o abastecimento foi suspenso das 5h às 20 horas do último sábado (21), para que fosse feita a interligação da nova rede adutora da companhia, localizada na região onde acontecem as obras do Portal do Príncipe, no Centro de Vitória.

A execução dos serviços, segundo a Cesan, foi feita em conjunto com Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), por ser uma intervenção complexa, com tubulações de grandes diâmetros.

Ainda de acordo com a companhia, por essa tubulação passa a água que abastece cerca de 170 mil pessoas de 32 bairros da Ilha de Vitória. 

"Ao retornar, a água voltou com muita força e desprendeu materiais provenientes do tratamento que ficam retidos nas paredes das tubulações, o que provocou a alteração na cor do líquido, deixando-o mais escuro e amarelado", explicou, em nota, a Cesan, que também recomendou que a água seja descartada.

A companhia informou também que, assim que foi identificada a anomalia, iniciou um procedimento para clarear a água, dando descargas em todo o sistema de distribuição e nos hidrantes localizados na Capital. 

"As equipes da Cesan estão em campo, trabalhando para que a água distribuída por sua Estação de Tratamento de Água (ETA) chegue aos imóveis exatamente como ela é fornecida: incolor", destacou outro trecho da nota.

A previsão da Cesan é que os trabalhos de limpeza sejam concluídos na noite desta segunda-feira (23) e que a qualidade da água seja totalmente recuperada até a tarde desta terça-feira (24).

Ainda de acordo com a companhia, a nova rede foi construída fora do viário, o que vai facilitar a manutenção futura, com novas opções de manobra operacional para melhoria da segurança do sistema de abastecimento de água.

Pontos moeda